Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Carolina Nogueira

UOL

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito presidente do Senado, neste sábado (1º), com 73 dos 81 votos. O parlamentar, que já comandou a Casa antes, terá um novo mandato de dois anos.

Franco favorito, Alcolumbre derrotou dissidente do PL e senadores de siglas menores. Apesar do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter decidido apoiar o senador amapaense, Marcos Pontes (SP) decidiu lançar sua candidatura avulsa e causou um mal-estar na direita, com críticas públicas de Bolsonaro e do presidente do PP, Ciro Nogueira e Eduardo Girão (Novo-CE) também estavam na disputa e foram derrotados.
Pouco antes da votação, Marcos do Val (Podemos), retirou a candidatura. Segundo ele, não houve condições para uma disputa “democrática”. Soraya Thronicke, também do Podemos, foi outra a desistir pouco antes do pleito.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em discurso antes da votação, o agora presidente do Senado defendeu o equilibrio entre os poderes. Ele afirmou que, embora o respeito às decisões judiciais seja fundamental, é igualmente necessário preservar a autonomia do Legislativo.

“Não haverá democracia forte sem um Congresso livre, sem um parlamento firme, sem um Senado soberano, autônomo e independente”, disse o parlamentar. Leia mais em UOL.



VEJA MAIS

Coronel Fernanda consegue assinaturas necessárias para instaurar CPMI do INSS

Reprodução Deputada conseguiu as assinaturas necessárias para instalação de CPMI. Reprodução Deputada conseguiu as assinaturas…

Israel aprova plano para ampliar operações em Gaza, e Houthis prometem atacar aeroportos

O gabinete de segurança de Israel, comandado pelo premiê Benjamin Netanyahu, aprovou nesta segunda-feira (5)…

Por que Bolsonaro exibiu as vísceras nas redes sociais?

Jair Bolsonaro publicou uma imagem dos próprios intestinos, suas vísceras, suas entranhas, suas tripas nas…

online gambling casino real money