• Home
  • Destaque
  • Deputado consegue assinaturas para CPI das usinas da Eletrobras em MT

Deputado consegue assinaturas para CPI das usinas da Eletrobras em MT

DO REPÓRTER MT

O deputado estadual Beto Dois a Um (União) conseguiu as assinaturas necessárias para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar o cumprimento dos requisitos contidos nas licenças ambientais de usinas da Eletrobras em Mato Grosso.

De acordo com o parlamentar, há informações de que a empresa não estaria cumprindo as condicionantes previstas no processo de licenciamento ambiental, especialmente da Usina Hidrelétrica de Manso, como a compensação ambiental e o pagamento da compensação financeira pelo uso dos recursos hídricos. Somente para o município de Chapada dos Guimarães, a dívida estaria em torno de R$ 145 milhões.

Além das compensações, o deputado questiona a regularização do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial. A ferramenta visa garantir a preservação da vegetação do entorno do reservatório e a proteção dos ecossistemas locais. De acordo com o parlamentar, o pedido de abertura da CPI teve adesão de cerca de 20 deputados. A proposta deve ser lida ainda na primeira sessão legislativa de 2025, com a instauração da CPI em até 48 horas.

Além da Usina de Manso, a Eletrobras também opera as usinas de Colíder e Sinop, que também serão investigadas para assegurar que o impacto ambiental dos empreendimentos seja minimizado.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão



VEJA MAIS

Caças da Otan: patrulha permanente para proteger os países bálticos da Rússia

Dois aviões de combate Rafale da unidade francesa da Otan aguardam na pista da base…

Confira os presentes do Amigo Secreto do Fantástico em 2024

Na noite deste domingo (22), o Fantástico, da Globo, exibiu o já tradicional Amigo Secreto…

Biden dá prisão perpétua a 37 dos 40 condenados à morte nos EUA para que Trump não possa executá-los

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (23) que vai aliviar as…