Lojistas ouvidos pela CDL de Rondonópolis citaram ticket médio menor em 2024, mas, ainda assim, com vendas aquecidas na segunda data mais importante para o comércio, o Dia das Mães. O levantamento foi feito no início desta semana com empresas de ramos variados.
Considerado o Natal do primeiro semestre, para parte dos lojistas entrevistados o Dia Das Mães pode trazer incremento entre 7% a 10% nas vendas, na comparação com a data em 2023. “Para nós, depois de dezembro, este será o principal momento das vendas, já que o início do ano foi muito devagar”, afirma um lojista ouvido pela CDL. “Para este ano, com as campanhas já nas ruas, a gente aposta que o cenário dê uma melhorada”, completa o empresário do ramo de vestuário.
Baixo poder de compra, instabilidade econômica, insegurança política foram alguns dos elementos citados pelos lojistas para tentar ilustrar o momento “morno” do comércio rondonopolitano. “[o comércio] de modo geral não está aquecido, mas é claro que o Dia das Mães reflete em aumento nas vendas. Afinal, dificilmente alguém deixe passar em branco, sem presentar com ao menos uma lembrancinha”, ressalta outra lojista ouvida no levantamento. “A questão é que esse ano acreditamos em vendas de produtos mais baratos”.
Guerra e clima
Outros fatores destacados como importantes no contexto da economia atual saem da realidade apenas local. Países em guerra e instabilidade climática, bem lembra um lojista, também impactam nos preços. “Neste contexto, a gente pensa em como as coisas refletem no consumo. O primeiro trimestre do ano foi muito apertado e mesmo os que se destacaram abriram mão de margem. Focaram no preço. Os consumidores estão receosos, temos muitas famílias endividadas e até mesmo o agronegócio, fundamental no nosso Estado, vem sofrendo baixas por conta do clima, o que, claro afeta a economia como um todo e os investimentos deixam de serem feitos”, pontua.
Otimista, porém, o lojista projeta incremento entre 5% a 7% nas vendas deste Dia das Mães na comparação com o mesmo período no ano passado. “Se isso se concretizar, será um bom Dia das Mães”, diz. “A gente percebe que falta motivo para as pessoas irem às lojas e o Dia das Mães é justamente este motivo, uma data forte”, finaliza.