• Home
  • Destaque
  • Diva Guimarães, professora que emocionou a Flip, morre aos 85 anos

Diva Guimarães, professora que emocionou a Flip, morre aos 85 anos

A professora aposentada Diva Guimarães, que se tornou conhecida nacionalmente após emocionar presentes na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty de 2017, morreu, aos 85 anos. A morte foi anunciada nas redes sociais neste sábado, 11, e confirmada pelo serviço funerário de Curitiba (PR). O velório e sepultamento ocorrerão amanhã, 12, na Capela Luto Curitiba, na capital paranaense.

Diva Guimarães viralizou nas redes sociais após fazer um relato comovente durante uma sessão da Flip que contava com a presença do ator Lázaro Ramos. Ela contou ser neta de escravos e falou sobre como superou obstáculos para virar professora, profissão à qual dedicou 40 anos.

“Aos 6 anos, eu amadureci”, disse em sua fala. “As freiras do meu colégio contavam a seguinte história: Deus criou um rio e mandou todos tomarem banho. As pessoas que são brancas (que eram trabalhadoras, inteligentes) chegaram nesse rio, tomaram banho e ficaram brancos. Nós chegamos no final, quando todos tinham tomado banho, e o rio só tinha lama. Nós só conseguíamos tocar as mãos e os pés no rio. E era por isso que só tínhamos as palmas das mãos e as solas dos pés claras. Era isso que ela contava para os brancos para dizer que nós éramos preguiçosos.”



VEJA MAIS

Vídeo: Capivara se sacrifica para salvar filhotes de ataque de onça no MT

Para o guia, capturar situações como a do vídeo requer um pouco de sorte. “Registrar…

Líder da extrema direita alemã defende campanha de expulsão de estrangeiros residentes na Alemanha

Alice Weidel, do partido AfD, disse que em eventual governo fecharia as fronteiras alemãs e…

Cotada para o Casos de Família, Cariúcha encara teste ao vivo no SBT

Cariúcha está no topo da lista dos apresentadores que gravaram o piloto do Casos de…