Dia 22, voltei para ser atendido e contei o que estava sentindo. O médico disse que estava tudo bem. Ele disse que [o embaçamento] era normal.
Benedito Donizete, 63
Em novembro, a equipe se reuniu com os pacientes. Um mês após a cirurgia, com reiteradas queixas, os médicos convocaram uma reunião com os 12 idosos para discutir o assunto. “Não sabem se foi a cirurgia ou o medicamento. Aí disseram que a gente ia passar a ser atendido em Araraquara, que tinha mais estrutura, e que todo mundo ia fazer transplante de córnea”, diz o soldador.
A Secretaria de Saúde de Taquaritinga informou que foi identificada inadequação na Sala de Materiais para Esterilização. A informação foi dada à emissora EPTV. Ainda segundo a secretaria, o local foi interditado pela vigilância sanitária estadual. Já a secretária executiva da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Priscilla Perdicaris, classificou o incidente como “fato isolado gravíssimo” e anunciou investigação para apurar as causas.
Cirurgia é segura
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais comuns entre idosos e, quando realizada corretamente, pode restaurar a visão com qualidade. O oftalmologista Oswaldo Ferreira Moura Brasil, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, explica que, apesar de ser um procedimento seguro, é fundamental que seja feito em ambiente adequado e por profissionais capacitados.