Éder Barbosa Borges: Uma Vida de Empreendedorismo e Amizade


Faleceu na madrugada do dia 20/01/2025, Éder Barbosa Borges (Borjão), aos 44 anos. Éder era empresário, casado com Carla Renata Batista Borges, e deixa dois filhos: Heitor, 11 anos, e Yasmim, 16 anos. Ele havia sofrido um AVC na noite de sábado, dia 18, e estava, desde então, internado na UTI do hospital Unimed Rondonópolis.

Filho de Onísio Custódio Borges e Laura Barbosa Borges, Éder nasceu em Aparecida do Taboado-MS. Morou, quando criança, em Paranatinga, onde seu pai trabalhava como gerente de uma fazenda que produzia bananas na região. Nessa época, o caminhoneiro José Anatálio de Castro (pai do engenheiro do Sanear Hermes Ávila) transportava bananas, conheceu Onísio e se tornaram amigos. Tempo depois, sua família se mudou para Rondonópolis, se instalando no bairro Pindorama. Aqui, seu pai montou um depósito de bananas, onde Éder e seu irmão Cléber trabalhavam ajudando na lida. As famílias de Éder e Hermes estreitaram os laços e os dois se tornaram grandes amigos. Hermes conta que Éder sempre foi muito tímido e contido, de falar pouco, mas que, quando se sentia à vontade, se soltava um pouco mais e até arriscava contar uma piada. Hermes conta que o primeiro serviço de Éder fora do negócio de seu pai foi numa revenda de frios, depois foi servir o Exército e, quando terminou o serviço militar, trabalhou num depósito de verdura, onde se tornou gerente. Mais tarde, trabalhou no grupo Bom Jesus como gerente de transportes, o que o fortaleceu para começar a empreender.

“Éder adorava jogar futebol. Eu não tenho dúvidas de que a iniciativa de Éder de investir no futebol, no clube Academia, foi muito pelo desejo de ajudar no social. Borjão estava ajudando muitas crianças a terem oportunidades. A gente se conheceu ainda criança, devíamos ter uns seis ou sete anos de idade e, apesar do jeito tímido, ele era muito arteiro. Acredito que por isso, o Éder se tornou um cara muito focado em tudo, gastando sua energia empreendendo”, afirma.

Éder era muito querido na sociedade local e deixa também entristecida uma enorme quantidade de amigos. Além das empresas, também presidia o Academia Futebol Clube de Rondonópolis. Segundo informação de um de seus familiares, seu velório será em uma das capelas do Cemitério da Vila Aurora e o sepultamento está previsto para a manhã dessa terça-feira às 8h. A família enlutada, nosso desejo é que Deus conforte o coração de todos.

Éder Borges, sua esposa Carla Renata e os filhos Heitor e Yasmin. Foto: Rede social

VEJA MAIS

Trump anuncia saída da OMS, perdão a condenados pela invasão do Capitólio e mais; SIGA

Ao vivo Encerrada Especial Publicitário Presidente eleito promete revogar 79 medidas do governo Biden, já…

Classe produtiva comemora ação efetiva do Governo contra invasões de terra

Junto de representantes do Governo e das forças de Segurança, a classe produtiva comemorou a…

SBT vai acabar com tradição histórica na grade? Canal decide se manifestar

O SBT decidiu acabar de vez com um rumor de que deseja deixar de produzir…