Eduardo Bolsonaro diz que só Moraes pode reverter tarifa de Trump

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta quinta-feira (10) que a única forma de reverter a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros seria por meio de uma iniciativa direta do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A declaração foi feita em entrevista à revista Oeste, na qual o parlamentar atribuiu ao magistrado a principal responsabilidade pelo agravamento das relações entre os dois países.

“Cabe ao Alexandre de Moraes consertar tudo isso, ele tem o poder da caneta. Ele [Trump] começa a carta falando ‘Bolsonaro e seus aliados’, a gente pode começar fazendo uma verdadeira anistia ampla, tá aí uma oportunidade para começar uma mesa de diálogo”, disse Eduardo, que atualmente vive nos Estados Unidos.

Momento de tensão

A fala ocorre dois dias após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a adoção da tarifa como resposta ao que classificou como “relações comerciais injustas” com o Brasil e “perseguição política” ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A carta enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) menciona diretamente o julgamento de Bolsonaro no STF e decisões da Corte contra plataformas digitais norte-americanas.

Para Eduardo, embora a política externa de Lula — com aproximações ao Irã e declarações durante reuniões do Brics — tenha contribuído para a deterioração da relação com os EUA, o foco principal das críticas norte-americanas recai sobre Alexandre de Moraes.

“Se formos analisar a carta do Trump para Lula, os problemas ali são quase todos relativos ao Alexandre de Moraes”, afirmou.

VEJA MAIS

Moto furtada há 25 anos é apreendida pela PM no Paraná

Uma motocicleta furtada há 25 anos foi recuperada pela Polícia Militar (PM-PR) na noite de…

Regina Duarte surpreende e dá condição para aceitar novo convite da Globo

Regina Duarte e Globo voltaram? É questão de tempo para um novo “relacionamento” entre as…

Mauro garante que edital para obra do túnel no Portão do Inferno será lançado em agosto

Mayke Toscano/Secom-MT Segundo o governador, o edital da obra será lançado no próximo mês Mayke…