• Home
  • Destaque
  • Embalados pelo hit “Descer para BC”, turistas vão para Réveillon de Balneário Camboriú na espera de agito

Embalados pelo hit “Descer para BC”, turistas vão para Réveillon de Balneário Camboriú na espera de agito

Morador de Blumenau (SC), o técnico em mecatrônica Felipe Schlichting, 22, “desceu” para Balneário Camboriú para as festas de Réveillon. A escolha do destino foi por causa da música hit do verão “Descer pra BC”.

A música dos paranaenses Brenno e Matheus, que cantaram no show da virada da Avenida Paulista, contagiou os turistas que decidiram passar a virada de ano no litoral catarinense.

“A música teve influência, pois achamos que a cidade estaria cheia. A ideia inicial era ir para Barra Velha [cidade da região], mas não estaria tão cheia. Viemos para ‘BC’ curtir o espetáculo. Queremos a muvuca”, brinca.

Balneário Camboriú, segunda menor cidade de Santa Catarina em tamanho territorial, foi a escolhida por cerca de 1 milhão de pessoas para passar a virada de ano, segundo estimativas da prefeitura.

Porém, apesar da música ter feito sucesso nas redes, muitos dos turistas já haviam se planejado anteriormente para a viagem de Réveillon.

Este foi o caso da empresária Claudilene Soares, 41, moradora de Fortaleza. Pela primeira vez, ela decidiu passar a virada de ano no município catarinense.

Claudilene está hospedada na casa da sobrinha em Itajaí, município vizinho. A motivação para conhecer a cidade foi devido ao Réveillon do ano passado, em que houve repercussão nacional por causa do maior show de drones da América Latina.

“Planejamos a viagem em setembro, devido ao Réveillon do ano anterior. Minha sobrinha mora em Itajaí, então decidimos passar o ano novo aqui [em Balneário Camboriú]”, relata.

O show pirotécnico deste ano deve durar 15 minutos e teve custo de R$ 4 milhões ao município. Ao todo, serão oito toneladas de fogos, divididas em oito balsas espalhadas pela praia Central, que desde 2021 está preparada para receber mais turistas após o alargamento da faixa de areia.

A visita a Balneário Camboriú não se restringiu aos brasileiros. A argentina Angela Oliva, 65, decidiu passar pela primeira vez o Ano-Novo no litoral catarinense.

“Nós estamos em Meia Praia [bairro de Itapema, cidade vizinha]. Nos chamou atenção os fogos de artifício do ano anterior. Muito bonito e organizado”, comenta.

O Paraná também está presente na virada. Essa é a sexta vez que a pedagoga Clenilda Fátima da Silva, 58, de Cambará, no norte do PR, escolhe Balneário Camboriú como destino. “Amo essa cidade. Ano passado estive aqui e foi lindo. Espero que esse ano supere”.

Juan de Moraes Vieira, 24, empresário do agronegócio, é morador de Campo Mourão (PR) e passa a virada em Balneário Camboriú pela oitava vez. “Passo sempre aqui. É gostoso. Tem gente do Brasil inteiro que só vemos em Balneário”.

Para ele, a música “Descer pra BC” influenciou turistas a conhecer a cidade. “Teve até pessoas que nunca vieram para cá e mandaram mensagem falando que viriam por causa da música”.

Apesar do espaço na praia, as ruas do município, geralmente corredores pequenos para apenas um ou dois carros, tendem a ficar fechadas entre a noite de 31 de dezembro e a manhã de 1º de janeiro.

Na virada do ano de 2023 para 2024, muitos motoristas não saíram da cidade até o dia seguinte, enfrentando horas de congestionamento dentro do pequeno município litorâneo.

Para evitar problemas relacionados ao trânsito, o gestor de TI Edward Carbonera, 30, morador de Lages (SC), decidiu ficar do dia 30 de dezembro até o dia 2 de janeiro na cidade.

“Não tivemos problemas com trânsito, pois, a partir do momento em que chegamos, o carro ficou parado. O que teve foi um pouco de fila em estabelecimentos, apenas”.

Para que a virada do ano de 2024 para 2025 seja diferente, a prefeitura implementou algumas estratégias voltadas ao trânsito, incluindo uma parceria com a plataforma Waze For Cities, fazendo com que os usuários tenham rotas alternativas.

A expectativa da prefeitura é expandir a quantidade de turistas na temporada de verão, até março, em mais de 15% em relação ao ano anterior.

VEJA MAIS

Homem morto em explosão de Cybertruck em Las Vegas não tinha ódio a Trump e provavelmente sofria de transtorno mental, diz FBI

Matthew Livelsberger estava no carro que explodiu na entrada do Trump Hotel da cidade. Segundo…

Globo chama casal que viralizou na internet para o Camarote; conheça

Faltam 10 dias para a estreia do BBB 2025 e o reality já está gerando…

Cuiabá não terá reajuste da tarifa de ônibus este ano

Luiz Alves/Secom Nos últimos oito anos, a cidade teve três reajustes. Luiz Alves/Secom Nos últimos…