• Home
  • Destaque
  • Encceja 2025: professores comentam melhores formas de estruturar a redação

Encceja 2025: professores comentam melhores formas de estruturar a redação

As provas do Encceja 2025 são compostas por questões objetivas de múltipla escolhas e a redação do gênero dissertativo-argumentativo. Apesar das redações do exame para o ensino fundamental e ensino médio serem do mesmo gênero, elas apresentam diferenças entre si.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Além do tema das duas redações serem diferentes, na redação da prova do Encceja 2025 para ensino médio é preciso que o participante elabore uma proposta de intervenção para o problema apresentado no tema. Enquanto a proposta de intervenção não é necessária na redação do ensino fundamental.

O professor de redação Eduardo Severino explica que, apesar das diferenças apresentadas, a estrutura da redação se mantêm a mesma. É preciso ter a divisão clara dos parágrafos, bem como construir o texto com coerência e coesão. O professor ainda sugere que os participantes faça a redação entre 20 e 25 linhas, dividida em cinco parágrafos, visto que o mínimo de linhas é 5 e o máximo 30.

Leia também: tire suas dúvidas sobre o Encceja.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Dicas para redação do Encceja 2025

Segundo Eduardo, a melhor forma para ganhar familiaridade com a produção de redações é escrevendo elas, mesmo que de temas distintos ou os cobrados em edições anteriores do Encceja. Além de construir o hábito da leitura, para aumentar a bagagem de palavras do participante, mesmo que o tema da redação do Encceja 2025 seja divulgado somente na prova, é possível expandir o repertório para ser usado no desenvolvimento do texto.

O professor de redação, Leonardo Baroni, indica que quem for prestar o exame simule as condições do dia da prova, separando um tempo cronometrado para a produção de um rascunho do texto, bem como a transcrição. Esse momento é importante porque as pessoas se habituaram a escrever somente em celulares e precisam se reacostumar para a escrita manual.

Tanto Leonardo, quanto Eduardo destacam a importância de buscar o auxílio de professores, caso seja possível. Para eles, é por meio dos profissionais que o participante vai poder entender melhor que precisa ser desenvolvido e melhorado na produção textual.

O Inep costuma divulgar cartilhas das redações do Encceja, confira as cartilhas da edição de 2024 para o ensino fundamental e ensino médio.

Confira mais dicas para a redação do Encceja

Eduardo Severino, Leonardo Baroni e Heloisa Guimarães Pereira, da esquerda para a direita.

Crédito: Arquivo pessoal.

Temas da redação do Encceja

As redações do Encceja geralmente abordam temáticas atuais, de impacto na sociedade. Nesse sentido, a assistente pedagógica do Redação Nota 1000, Heloisa Guimarães Pereira, destaca temas comuns na redação do Encceja: meio ambiente, mercado de trabalho, saúde, cultura, entre outros. 

Mesmo diante de uma linha de propostas semelhantes, os temas das redações a nível fundamental e médio sempre são diferentes entre si. Apesar disso, Eduardo ressalta que a abordagem para o ensino médio é mais desafiadora que os temas propostos para o ensino fundamental.

Heloisa cita temas a serem estudados para a prova de cada nível:

→ Ensino Fundamental  

  • Tradição oral e preservação cultural: histórias e saberes transmitidos oralmente mantêm vivas as culturas e identidades locais; 

  • Importância da vacinação para a saúde pública: vacinas previnem doenças e são essenciais para o bem-estar coletivo, especialmente após pandemias; 

  • Consumo consciente: adotar hábitos sustentáveis no consumo ajuda a preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

→ Ensino Médio 

  • Desafios da Inteligência Artificial no mercado de trabalho: a crescente automação impacta empregos tradicionais, exigindo requalificação profissional e adaptação às novas tecnologias; 

  • Evasão escolar no Brasil: fatores socioeconômicos e falta de políticas eficazes estão contribuindo para o abandono escolar, afetando o futuro dos jovens; 

  • Mudanças climáticas e educação ambiental: eventos climáticos extremos ressaltam a necessidade de conscientização e educação para práticas sustentáveis.

Estude com os temas de redações de edições anteriores do Encceja.

Por Jade Vieira

Jornalista

VEJA MAIS

Ação pede indenização de R$ 10 milhões por morte de ganês em aeroporto

A Defensoria Pública da União (DPU) pediu uma indenização de R$ 10 milhões em uma…

Esta estratégia do MasterChef para reduzir impacto com ausência de Ana Paula Padrão promete

A Band apostou alto em uma estratégia ousada para minimizar o impacto da ausência de…

Susana Vieira lamenta morte de seu cachorro Bobinho: ‘Amor da minha vida’

A atriz Susana Vieira, de 82 anos, emocionou seus seguidores ao compartilhar, por meio das redes…

bdo lazada voucher