Espanhóis estão fartos do barulho

“Temos tantas palavras para festa ?fuzarca, folia, celebração, diversão? quanto os esquimós para a neve”, escreveu Peyró.

Em alguns verões cada vez mais quentes e em bairros como Chueca e Malasaña em Madri, El Born e Gràcia em Barcelona e El Carmen em Valência, muitas casas antigas não possuem ar-condicionado, e dormir com as janelas abertas é impossível.

– A serenidade portuguesa –

“Se você tem sono leve, é impossível” dormir, conta à AFP Toni Fernández, um cabeleireiro de 58 anos que vive há 15 anos em frente a um terraço de bar no bairro de Chueca e que sonha em se mudar “quando puder, o que será em breve”.

“Acho que os portugueses têm outra cultura de falar muito mais baixo, porque eu mesmo percebo que falo alto” quando vou a Portugal, explica Fernández, que é de Vigo, cidade galega próxima ao país vizinho.

E em um clima nacional de tolerância, aqueles que reclamam são acusados de “serem encrenqueiros, antissociais, hipersensíveis”, relatou à AFP Yomara García, presidente da Juristas Contra o Ruído e advogada, durante um congresso de acústica em Málaga.



VEJA MAIS

Bolsonaro diz que não se alegra com tarifaço, mas que com anistia haverá ‘paz para a economia’

Ton Molina/STF Bolsonaro afirmou que a decisão de Trump “tem muito mais, ou quase tudo…

Míssil israelense atinge e mata crianças de Gaza que coletavam água; militares culpam mau funcionamento de projétil

Oito palestinos, sendo a maioria crianças, foram mortos e 17 outros ficaram feridos na região…

CazéTV maior que a Globo? Plataforma quer superar TV aberta com a Copa 2026

A disputa por audiência e relevância na transmissão esportiva acaba de ganhar um novo capítulo…