• Home
  • Destaque
  • EUA retomam doações de alimentos para programa da ONU contra a fome

EUA retomam doações de alimentos para programa da ONU contra a fome

Decisão foi tomada após governo Trump ser informado de que 500 mil toneladas de alimentos destinados a programa de ajuda humanitária já haviam sido despachados ou estavam prontos para envio. Caso as doações fossem canceladas, haveria desafios logísticos para repatriar as remessas e manter os estoques sem que eles deteriorassem. Governo de Trump manda funcionários da USAID abandonarem missões pelo mundo
Os Estados Unidos reotmaram as doações de alimentos, disse o Programa Mundial de Alimentos da ONU, após o governo ser alertado na segunda-feira (10) de que 500 mil toneladas de alimentos já haviam sido despachados ou estavam prontos para envio.
“Podemos confirmar que a recente pausa referente à assistência alimentar ao WFP (sigla do programa da ONU) — comprada de agricultores dos EUA com fundos do Title II — foi rescindida”, disse o WFP em uma postagem do X no domingo. “Isso permite a retomada das compras e entregas de alimentos sob os acordos existentes da USAID.”
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Washington interrompeu as compras de alimentos produzidos por agricultores dos EUA para doação — apesar de uma isenção para assistência alimentar de emergência — depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, pausou toda a ajuda externa por 90 dias para que as contribuições pudessem ser revisadas para ver se estavam alinhadas com sua política externa.
Trump é conhecido por um dos lemas de seu primeiro mandato, “America First”, ou “EUA em Primeiro Lugar”.
Os EUA também disseram ao WFP para interromper o trabalho em dezenas de programas de auxílio humanitário financiados pelos EUA.
Vários dos subsídios suspensos estavam sob o programa “Food for Peace Title II”, que gasta cerca de US$ 2 bilhões anualmente na doação de alimentos dos EUA. O programa, que compõe a maior parte da assistência alimentar internacional dos EUA, é administrado pelo Departamento de Agricultura dos EUA e pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional, a USAID.
O Departamento de Estado dos EUA não respondeu a um pedido de comentário.
Os subsídios da USAID nos quais o WFP foi instruído a interromper o trabalho estão avaliados em dezenas de milhões de dólares e fornecem ajuda alimentar em países empobrecidos, incluindo Iêmen, República Democrática do Congo, Sudão, Sudão do Sul, República Centro-Africana, Haiti e Mali.
A falta de detalhes sobre a campanha do governo Trump para cortar a ajuda externa dos EUA criou caos e confusão, dizem autoridades humanitárias, que foram deixadas para decidir se deveriam assumir o risco financeiro de continuar os programas sem garantia de que seus gastos serão cobertos.
O Escritório do Inspetor-Geral da USAID disse em um relatório divulgado na segunda-feira que “a incerteza colocou mais de US$ 489 milhões em assistência alimentar em portos, em trânsito e em armazéns em risco de deterioração, necessidades de armazenamento não previstas e desvio”.
O relatório do auditor disse que a equipe da USAID identificou mais de 500 mil toneladas de alimentos atualmente no mar ou prontos para serem enviados que foram adquiridos sob o programa Title II.
“Como essa fonte de financiamento não foi incluída na isenção de assistência alimentar de emergência do Secretário, essas commodities foram mantidas no limbo, sujeitando-as à deterioração, necessidades de armazenamento não previstas e desvio potencial”, disse o relatório.
source
Fonte: G1

VEJA MAIS

Israel confirma morte de refém mais velho sequestrado pelo Hamas

Segundo o kibutz, Mantzur foi sequestrado em um galinheiro. “Este é um dos dias mais…

Gravíssima colisão entre carreta e caminhão deixa motorista ferido na BR-163; vídeo

Um motorista ficou ferido e foi encaminhado ao hospital após se envolver em uma grave…

Vídeo mostra avó e netos sendo atropelados em avenida; criança havia invadido a pista

Reprodução O acidente foi registrado por câmeras de segurança Reprodução O acidente foi registrado por…