• Home
  • Destaque
  • Ex-juíza contesta processo em que mulher de lobista atuou no STJ

Ex-juíza contesta processo em que mulher de lobista atuou no STJ

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) recebeu memorial questionando processo de relatoria da ministra Maria Isabel Gallotti em que atuou a advogada Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves, mulher do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves.

Suspeito de intermediar a venda de sentenças no STJ, Andreson teve prisão preventiva decretada pelo ministro do STF Cristiano Zanin.

Em novembro de 2024, a advogada Maria Berenice Dias, ex-desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, requereu à Quarta Turma do STJ abster-se de examinar o Recurso Especial nº 1899329/GO, sobre reconhecimento de filiação socioafetiva post mortem.

O processo envolve a herança do empresário rural Sebastião Ribeiro Flor, morto em 2014. Junto com o irmão Romão Ribeiro Flor (inventariante), ele criou um império agropecuário a partir do confinamento de bovinos em Mato Grosso.

O patrimônio dos dois irmãos (bens do espólio) é avaliado em cerca de R$ 3 bilhões.

Se o pedido não for acatado, Berenice sugere a declaração de nulidade das decisões posteriores à contratação de Mirian Gonçalves.

O memorial enviado pretende esclarecer os motivos que levaram Gallotti a invalidar uma decisão monocrática sua após o ingresso de Mirian no processo.

Atuam na Quarta Turma, especializada em Direito Privado, os ministros Raul Araújo (presidente), Isabel Gallotti, João Otávio de Noronha, Antonio Carlos Ferreira e Marco Buzzi.

O recurso foi interposto por Dediane Gonçalves Ribeiro Flor, filha de Sebastião. Ela alegou não ter sido demonstrado que o pai tenha manifestado em vida, de forma inequívoca, seu desejo de adotar a sobrinha Janaína Flor de Leles.

Isabel Gallotti não está sob investigação. O memorial afirma que “não se está, em qualquer momento, questionando a idoneidade da ministra relatora”.

O documento sugere que ela pode ter sido induzida em erro por terceiros. Sebastião criou unicamente Janaína. Ele morava com a irmã Maria de Lourdes, e a filha dela, Janaína.

Quando ingressou no processo, Mirian alegou (em agravo interno) que não havia sido examinada a questão do testamento. Defendeu o retorno do processo ao tribunal de origem.

Depois que as investigações da Polícia Federal alcançaram Mirian, foi juntada aos autos a renúncia do mandato conferido à advogada.

Berenice é fundadora do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). No recurso, representa como advogada os interesses de Janaína.

Ela confirma o envio da petição ao STJ, mas não comenta o assunto.

Outro entendimento

Em 6 de fevereiro de 2024, a Quarta Turma do STJ julgou o recurso de Goiás, que vinha sendo adiado. A sessão evidenciou a mudança de posicionamento da relatora.

Em maio de 2023, Gallotti havia proferido decisão monocrática rejeitando o recurso especial de Dediane, com base na Súmula 7 do STJ (que veda o reexame de provas).

Em outubro de 2023, após a contratação da mulher do lobista, a relatora reconsiderou essa decisão. Votou para que os autos retornassem ao TJ de Goiás (o que não foi pedido por Dediane) e que houvesse uma nova análise do recurso especial, agora pela Quarta Turma.

Em 2019, o então presidente Noronha e o Ministério Público Federal haviam reconhecido a falta de amparo do recurso, pois a pretensão de Dediane violava a Súmula 7.

Nas sustentações orais, Berenice referiu-se ao entendimento anterior de Gallotti. Cumprimentou “a ilustre ministra relatora pela sensibilidade, pelo seu voto, pela coragem que ela teve de trazer essa discussão de maneira clara”.

Gallotti havia concluído que a defesa de Janaína comprovara que Sebastião não apenas a tratava como filha, mas externava publicamente a condição de pai e filha.

Homero Ribeiro, advogado de Dediane, disse que Sebastião fez cinco testamentos, sem incluir a sobrinha como beneficiária.

Noronha pediu vista dos autos.

Consultados, a ministra Isabel Gallotti informou, por intermédio da assessoria de imprensa do STJ, que não pode comentar o processo em julgamento; Noronha não respondeu.

O escritório de Mirian Gonçalves informou que a advogada está em férias.

VEJA MAIS

SBT News Manhã bate telejornal da Record; com chuva, Brasil Urgente crava o 3º lugar

Na manhã da última quinta-feira, 16 de janeiro, o SBT News Manhã emplacou a vice-liderança…

Ao lado da Primeira Dama, Chenri Pitbull assume compromisso com projetos sociais em Rondonópolis

Carlos Henrique Souza, conhecido como Chenri Pitbull, que já desempenha papéis de destaque como presidente…

Semob faz nova interdição na Av. Miguel Sutil para obras no Complexo Viário Leblon

A partir das 8h deste sábado (18), uma nova interdição será implementada na avenida Miguel…