A Polícia Civil prendeu um integrante de facção criminosa em Rondonópolis durante a terceira fase da Operação Intolerance, deflagrada nesta quinta-feira (27) pela Delegacia de Confresa. O faccionado intermediava movimentações financeiras ilícitas e repassou cerca de R$ 1 milhão ao tráfico de drogas.
A ação, que tem como objetivo aprofundar as investigações e desarticular a estrutura criminosa na região, cumpriu 30 ordens judiciais contra membros da facção. Foram expedidos 10 mandados de prisão, além de buscas e apreensões nos municípios de Rondonópolis, Paranatinga, Água Boa e Confresa.
Outro alvo da operação foi preso por envolvimento em um incêndio criminoso ocorrido este ano a mando da facção. O grupo também atua na lavagem de capitais e outros crimes ligados ao tráfico de drogas.
A Operação Intolerance integra o programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que intensifica o combate a facções criminosas. Esta fase da operação tem como foco identificar e prender os responsáveis pelo esquema financeiro que abastece o tráfico na região.
Na primeira fase, em julho de 2024, mais de 40 ordens judiciais foram cumpridas, resultando na prisão de dezenas de criminosos. A segunda fase, em novembro do mesmo ano, alcançou alvos em Confresa e Paranatinga, com mais de 50 ordens judiciais cumpridas, incluindo prisões preventivas, buscas e apreensões e sequestro de bens. Agora, as autoridades miram a cúpula financeira do grupo, que ainda tem integrantes foragidos.