Fávaro admite que governo pode abandonar leilão do arroz

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (foto), afirmou que o governo “está aberto” para desistir do leilão de compra do arroz importado.

“Se houver outro mecanismo que assegure o abastecimento a preços normais, sem especulação, o governo está sempre aberto ao diálogo”, afirmou o ministro em entrevista ao UOL.

Conforme informado, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou no dia 11 a suspensão da primeira tentativa de realizar o leilão, no mesmo dia em que Fávaro comunicou a saída do secretário de Política Agrícola, Neri Geller.

Um ex-assessor de Geller, sócio do filho dele em uma empresa, foi um dos negociadores do leilão. Organizações agrícolas e membros da oposição alegaram favorecimento da corretora do ex-funcionário de Neri Geller no processo.

Fávaro também mencionou que, se dependesse dele, já teria demitido o diretor da Conab responsável pelo leilão, Thiago José dos Santos.

“Não entendo por que ele ainda não saiu”, acrescentou.

Na sexta-feira, 21, o presidente Lula afirmou que a anulação do leilão de arroz foi devido a uma “falcatrua numa empresa”. “Tomei a decisão de importar 1 milhão de toneladas. Depois tivemos a anulação do leilão por causa de uma falcatrua numa empresa. O arroz precisa chegar à mesa do povo a no mínimo R$ 20 o pacote de cinco quilos. Não pode ser um preço exorbitante”, disse o presidente.

VEJA MAIS

Jojo Todynho dispara contra Xuxa após apresentadora admitir decepção

Jojo Todynho surgiu revoltada nos Stories do Instagram após se deparar com uma fala de…

Fórmula 1 na Band em 2025 faz Sergio Mauricio provocar a Globo: “Será?”

O comunicado enviado pela Band no início desta semana garantido a Fórmula 1 na sua…

Operação cumpre 143 mandados contra grupo envolvido com tráfico de drogas e venda ilegal de armas em Sinop

A Delegacia Especializada de Roubos e Furto de Sinop (Derf) deflagrou, na manhã desta quinta-feira…