Gestão Cláudio Ferreira põe em funcionamento o Centro de Inteligência e Segurança

Rondonópolis ganha Centro de Inteligência e novo Tático Ostensivo com apoio direto do prefeito

Em uma ação dos 100 primeiros da nova gestão, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, anunciou neste sábado (19), em suas redes sociais, o funcionamento do Centro de Inteligência e Segurança (CeSIR), que fará o monitoramento de imagens e contará com um tático motorizado, disponibilizando três viaturas.

A missão da nova estrutura é prover segurança aos bens e serviços do Município, bem como apoiar todas as forças de segurança que atuam na esfera local, como as polícias Militar, Civil e Penal. O operacionalização do Centro de Inteligência e Segurança contou com a coordenação do gestor do Gabinete de Segurança Pública (GASP), Carlos Guinancio.

Para viabilizar o serviço, a equipe enfrentou a falta de orçamento para segurança deixada pela gestão anterior. A estrutura do tático motorizado foi montada utilizando os meios existentes na Prefeitura, com baixo investimento: cerca de R$ 8.000,00, que foram empregados na plotagem dos veículos e instalação dos equipamentos. Para o Centro de Inteligência e Segurança, emergencialmente foi montada a estrutura com computadores e meios audiovisuais disponíveis, visto que a licitação para aquisição de novos equipamentos ainda está em andamento.

Viaturas do Tático Ostensivo de Rondonópolis (TOR). Foto: Ednilson Aguiar

O Centro de Inteligência e Segurança já vem produzindo informações e imagens que tem auxiliado sobremaneira as diversas ações policiais desenvolvidas na cidade. Além disso, tem atuado no monitoramento das imagens das câmeras do programa Vigia Mais e do circuito fechado de TV da Prefeitura. Nisso, vale ressaltar que o trabalho de captação e processamento de imagens do CeSIR, através do Vigia Mais, contribuiu para esclarecer o atropelamento da enfermeira do Hospital Regional, ocorrido diante da UPA, que faleceu dias depois em consequência dos ferimentos.

Nesse serviço em apoio à segurança, a criação do Tático Ostensivo de Rondonópolis (TOR) é uma novidade. As três viaturas disponíveis vão apoiar operações no município. Com essa estrutura, os servidores municipais, unidades públicas e a população em geral poderão contar com uma presença mais ostensiva e estratégica.

“Agora temos toda uma estrutura criada e mantida para ajudar a segurança pública, para termos uma cidade segura, para garantir os investimentos e a paz social. Nós queremos uma cidade diferenciada, onde a pessoa possa ir e vir com tranquilidade, os comerciantes possam ter seus negócios e as famílias possam sair sem medo e preocupação de sofrer qualquer tipo de violência”, analisou o prefeito.

Cláudio Ferreira e gestor do GASP, Carlos Guinancio

VEJA MAIS

Veja como foi a audiência da Band com o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1

A Band observou um crescimento da audiência com um novo GP da Fórmula 1, neste…

Tráfico sexual e cárcere: jovem de 21 anos é mantida presa como isca para programas em Rondonópolis

Policiais militares resgataram na noite deste sábado (19) uma jovem de 21 anos mantida em…

Antonio Fagundes acaba com mistério e revela motivo da saída da Globo

Após anos de especulação, Antonio Fagundes finalmente revelou o verdadeiro motivo que o levou a…

showtime