O Brasileirão 2025, assim como outros campeonatos, foi mais fragmentado do que nunca. Apesar disso, a Globo continua possuindo uma grande quantidade de jogos com exclusividade. Ela terá 80% das partidas do torneio.
De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, dos dez duelos de cada rodada, oito serão exibidos apenas nas plataformas da empresa: TV aberta (Globo), fechada (SporTV) e pay-per-view (Premiere).
Enquanto isso, a Amazon garantiu uma partida exclusiva por rodada. Ao mesmo tempo. a Record e CazéTV (no YouTube) vão compartilhar a transmissão de um jogo, o mesmo do Premiere.
A situação “poderosa” da Globo ficou definida depois da compra do último pacote negociado pela LFU (Liga Forte União), que representa 11 dos 20 clubes que estão atualmente na Série A. A Liga também detém 60% dos jogos da elite do futebol nacional.
Junto a isso, o Plim Plim já tinha comprado todos os duelos da Libra, que representa as demais nove equipes do torneio.
Como foi feita a venda dos direitos comprados pela Globo e Record?
De acordo com a publicação, a Libra foi a primeira a vender os direitos de transmissão. Na ocasião, a Libra fechou contrato de exclusividade com o Grupo Globo para transmissões na TV aberta (Globo), na fechada (SporTV) e no sistema pay-per-view (Premiere) por R$ 1,1 bilhão.
A LFU, por sua vez, fez de um tudo para misturar as transmissões entre empresas. No fim, fechando contratos com a Record, a CazéTV, a Amazon e a própria Globo, o grupo obteve um valor médio para cada clube semelhante ao da Libra, com R$ 1,7 bilhão no total.
Entenda a divisão dos 10 jogos de cada rodada do Brasileirrão 2025:
- Globo
2 jogos (divididos pelas praças) - Record
1 jogo (o mesmo da CazéTV) - SporTV
2 jogos - Premiere
9 jogos (os 2 da Globo, os 2 do SporTV, o da Record/CazéTV e 4 exclusivos) - Amazon Prime
1 jogo (exclusivo)
A pulverização de transmissão do Campeonato Brasileiro é observado em campeonatos estaduais. O Paulistão 2025, por exemplo, tem sete opções de exibição: Record, TNT, CazéTV, Max, UOL Play, Nosso Futebol e Zapping TV. O Carioca, cabe lembrar, tem Band e Globo dividindo as transmissões.

Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]