Globo dá rasteira na Band e confirma retorno da Fórmula 1

A Fórmula 1 voltará a ser transmitida pela TV Globo a partir da temporada de 2026, após cinco anos de domínio da Band.

Globo terá Fórmula 1 (Imagem: Reprodução – Globo – Band / Montagem – RD1)

O novo contrato entre a emissora carioca e a Liberty Media garante exclusividade multiplataforma no Brasil até 2028.

A Globo reassume a transmissão de uma das competições mais populares do mundo com uma proposta estratégica e reforço na cobertura jornalística, visando reacender o interesse dos brasileiros pelo automobilismo.

Estratégia multiplataforma da Globo

A Globo não fará apenas transmissões ao vivo de algumas corridas, como foi em anos passados. A emissora apostará em uma cobertura completa, incluindo treinos livres, classificatórios e corridas sprint.

Toda a programação será oferecida de maneira simultânea no SporTV e no Globoplay, garantindo uma acessibilidade ampla e em múltiplos dispositivos.

O foco dessa nova abordagem é fortalecer a presença da Fórmula 1 nas plataformas da Globo, incluindo as TV aberta, canais pagos e plataformas digitais.

A emissora promete amplificar sua produção de conteúdo, com reportagens especiais, cobertura direta das corridas e uma presença significativa nos programas de jornalismo e entretenimento, como o Esporte Espetacular e o Fantástico.

Retorno à “casa da F1”

A Globo foi a principal emissora da Fórmula 1 no Brasil de 1981 a 2020, transmitindo momentos marcantes da história da categoria, como os títulos de Ayrton Senna e Nelson Piquet, além da era Schumacher.

A saída da emissora em 2021 deu à Band a oportunidade de transmitir as corridas, mas com o contrato atual, a Globo retomará o protagonismo nas transmissões.

O interesse pela Fórmula 1 voltou a crescer no Brasil, especialmente com a estreia de Gabriel Bortoleto pela Sauber em 2025.

A Band registrou um aumento considerável em sua audiência, mas a Globo entrou na disputa com uma proposta mais sólida, tanto financeira quanto contratualmente, superando desafios enfrentados pelo Grupo Bandeirantes, como problemas com atrasos de pagamento em temporadas anteriores.

O reforço da cobertura

A Globo já tem planos de uma cobertura robusta para manter o público engajado. A emissora não se limitará a apenas transmitir as corridas, mas promete uma abordagem editorial envolvente, com narrações e comentários exclusivos, além de jornalistas acompanhando as equipes diretamente nos paddocks.

A ideia é aumentar a conexão entre o público brasileiro e a categoria, explorando o potencial de novos ídolos locais e aprofundando a cobertura esportiva.

O investimento em conteúdo voltado à Fórmula 1 mostra que a Globo está disposta a reconquistar o coração dos fãs de automobilismo e gerar uma nova onda de interesse pelo esporte no Brasil.

O retorno da F1 à Globo também reforça a estratégia da emissora de se consolidar como líder na cobertura esportiva no país, aproveitando sua vasta estrutura e know-how para atrair a audiência jovem e conectada.

Luiz Fábio Almeida

Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]



VEJA MAIS

Prefeitura interdita praia após onça ser vista “passeando”

Reprodução Placas alertam para a proibição de acesso à Praia do Daveron Reprodução Placas alertam…

Kami fica mexida com a presença de Ryan

No capítulo de Dona de Mim deste sábado, 12 de julho, na Globo, Nina consegue…

‘Irmandade invencível’: De braços dados com Kim Jong-un, Lavrov enaltece aliança russa com Coreia do Norte

O chanceler russo chegou a Wonsan na sexta-feira (11), vindo da capital da Malásia, Kuala…