Frequentemente uma afirmação surge nas redes sociais, principalmente por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): “A Globo está falindo!”. Mas será mesmo?
Nas últimas semanas, internautas começaram a encher as publicações de Eliana nas redes sociais de comentários em que a questionaram o motivo de ir para “uma emissora falida”, “uma empresa que está perdendo ibope” ou “um canal em crise”. Ela é a mais nova contratada do Plim Plim.
A Globo, de fato, tem observado uma queda na sua audiência ao longo dos últimos anos. Isso ocorre, porém, em função da diminuição de televisores desligados e também do crescimento das mais variadas plataformas de streaming.
Assim como a emissora carioca, as concorrentes da TV aberta seguem o mesmo caminho e enfrentam uma situação ainda mais delicada com relação aos seus números.
Apesar da crise em audiência, a Globo está longe de estar falindo e tem conquistado ótimos desempenhos comerciais. A empresa ainda domina o mercado publicitário e consegue encher seus cofres com produtos como o BBB e as transmissões esportivas.
Valores recentes da Globo
Para se ter ideia do faturamento da empresa, somente no ano de 2023, ela arrecadou o valor de R$ 15,16 bilhões. O resultado fez com que a arrecadação voltasse a ser como era antes da pandemia de Covid-19, que provocou interrupções de serviçoes pelo mundo.
Em março passado, ao Valor Econômico, o próprio presidente diretor da Globo, Paulo Marinho, destacou que o lucro operacional da empresa foi de patamares próximos a 2014.
Um fator positivo para o bom desempenho comercial do ano passado foi a falta de um grande evento. Isso porque a emissora acabou não tem custos com operações gigantescas.
Em 2022, por exemplo, a Copa do Mundo do Catar e o Rock in Rio fizeram com que o canal fechasse o ano com prejuízo operacional. O Plim Plim tem atualmente um caixa de R$ 14,2 bilhões, o que a possibilita fazer importantes investimentos, como direitos de torneios, modernização de estúdios e conteúdo para o Globoplay.
Audiências do canal
A rede da família Marinho tem, é claro, alguns problemas a superar em termos de audiência, como no horário da Edição Especial – que atualmente exibe Cheias de Charme – e com a novela das 21h.
Grande aposta do canal para 2024, Renascer não chega nem perto do que era desejado. Porém, mesmo com essa dificuldade nos seus números, a novela consegue muito mais do que a soma das médias dos concorrentes no horário.
Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]