A partir do dia 9 de junho, a Globo promove uma transformação marcante em um de seus canais mais tradicionais: o canal VIVA.

Conhecido por reexibir novelas clássicas e programas nostálgicos, o canal agora passará a se chamar Globoplay Novelas, assumindo uma programação 100% dedicada ao gênero mais popular da TV brasileira.
A mudança, que marca os 15 anos de existência do VIVA, é considerada estratégica pela Globo e vem para ampliar o alcance do seu acervo de mais de 200 títulos disponíveis no streaming.
A ideia é criar um espaço totalmente integrado ao ecossistema da Globo, onde o público possa assistir a clássicos, inéditos e sucessos internacionais em um só lugar.
“Com o Globoplay Novelas, o canal passa a estar mais integrado a esse universo, oferecendo ao público mais opções de consumo do gênero de maior sucesso do país”, explicou Tatiana Costa, diretora de Conteúdo e Canais Globo.
O que muda na programação do canal da Globo?
O novo canal terá quatro faixas de novelas ao longo do dia, misturando produções já conhecidas com novidades exclusivas.
Para marcar a estreia da nova fase, o canal exibe, no dia 11 de junho, a superprodução nacional inédita Guerreiros do Sol, criada por George Moura e Sergio Goldenberg. A trama é inspirada na vida de Lampião e Maria Bonita e conta com nomes como Isadora Cruz, Irandhir Santos, Alinne Moraes, Alexandre Nero e Nathalia Dill.
O público poderá escolher como assistir: no formato tradicional, com exibições de segunda a sexta às 22h40, ou em maratona, com cinco episódios liberados semanalmente no Globoplay.
Sucessos que retornam
Além da inédita Guerreiros do Sol, a nova grade trará:
- Além do Tempo (2015), sucesso das 18h que nunca foi reprisado;
- Hercai, novela turca que conquistou o público brasileiro;
- O Amor Invencível, folhetim mexicano baseado na novela portuguesa Mar Salgado.
Novelas escolhidas pelo público
Outra inovação do Globoplay Novelas será o recurso interativo das Batalhas Temáticas, onde o público poderá votar e decidir qual novela será exibida. A estreia será com a icônica “batalha das Helenas de Manoel Carlos”:
- Por Amor (1997), com Regina Duarte, onde Helena troca os bebês da filha;
- Laços de Família (2000), com Vera Fischer, cuja Helena sacrifica um grande amor pela filha doente.
A enquete será aberta em breve no Gshow, e a novela escolhida será exibida em julho.


Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]