Governador sanciona lei de Cláudio Ferreira que beneficia pequenos comerciantes

O governador do estado, Mauro Mendes (União), sancionou neste mês de agosto a lei 12.636/2024, de autoria do deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), que beneficia os pequenos comerciantes em Mato Grosso ao permitir acesso digital ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Desde o início do nosso mandato, temos nos comprometido a promover a proteção do consumidor enquanto trabalhamos pelo desenvolvimento do nosso estado. Respeitamos os comerciantes e incentivamos a geração de empregos. A sanção dessa lei representa uma vitória importante para a simplificação e modernização”, afirmou Cláudio Ferreira.

O texto publicado no Diário Oficial do Estado prevê que a nova lei autorize lojas e estabelecimentos comerciais a oferecer, por meio digital, o acesso ao Código de Defesa do Consumidor aos clientes.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Mato Grosso (FCDL-MT), David Pintor, falou sobre os impactos positivos da lei de Cláudio Paisagista, como é conhecido.

“Esta iniciativa coloca Mato Grosso em patamar de modernização do comércio”, disse o presidente ao defender que a nova lei promove “maior acessibilidade e praticidade aos consumidores, que agora podem acessar o Código de Defesa do Consumidor de maneira rápida e fácil, diretamente em seus celulares”.

Para David Pintor a proposta ainda desburocratiza o acesso ao Código. “Também é uma iniciativa vantajosa para os nossos lojistas, pois diminui a burocracia e os custos envolvidos na manutenção de exemplares físicos do CDC. A adesão ao meio digital é uma evolução natural, que traz benefícios a todas as partes envolvidas”, afirmou o presidente ao lembrar que “essa transição seja bem organizada e com tempo necessário” e a “devida orientação aos lojistas para garantir que todos estejam em conformidade com a nova legislação”.

Conforme a Lei 12.291/2010, todos os estabelecimentos comerciais no Brasil são obrigados a manter pelo menos um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta dos clientes, sob pena de multa no valor de R$1.064,10.

Agora, a nova lei proposta por Cláudio Ferreira visa facilitar o acesso dos consumidores a este documento e simplificar o fornecimento pelos comerciantes.

VEJA MAIS

Meninas são flagradas bêbadas pela PM após ‘orgia’ em motel

O gerente de uma tabacaria e um rapaz, ainda não identificado, acabaram detidos pela Polícia…

Após polêmica, Maíra Cardi expõe que Thiago Nigro paga as contas da sua filha

Diante da polêmica ausência de Arthur Aguiar no aniversário de Sophia, Maíra Cardi surgiu com…

Gabriel Castanho Apoia a Renovação na Advocacia

O advogado Gabriel Castanho, jovem profissional, é um entusiasta da renovação da advocacia e defensor…