Um funcionário de alto escalão do Departamento de Segurança Interna disse ao NYT que Trump acredita que os programas de Biden nunca foram legais. Em setembro, o vice-chefe de gabinete da Casa Branca e Conselheiro de Política e Segurança Interna, Stephen Miller, afirmou: “eis uma ideia: não transportem milhões de estrangeiros ilegais de estados falidos a milhares de quilômetros até pequenas cidades no coração dos EUA”.
Here’s an idea: don’t fly millions of illegals aliens from failed states thousands of miles away into small towns across the American Heartland.
— Stephen Miller (@StephenM) September 20, 2024
Trump ordenou o fim dos programas de Biden na segunda-feira (20), dia de sua posse. No memorando, enviado quinta-feira (23), agentes da ICE são orientados a analisar migrantes que podem ser deportados sob as deportações rápidas, que contornam os tribunais de imigração. Como parte disso, eles têm poder para revogar as autorizações temporárias dadas pelos programas de Biden.
Defensores de imigrantes e ex-integrantes do governo Biden criticaram o memorando. “Submeter pessoas que seguiram as regras a um processo sumário de deportação é uma traição ultrajante e sem precedentes,” disse Tom Jawetz, advogado sênior do Departamento de Segurança Interna na administração Biden, ao The New York Times.