O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para onda de calor que atinge um total de 43 municípios de Mato Grosso. As temperaturas ficam até 5°C acima da normal para o período, chegando à máxima de 38°C, como é o caso de Cuiabá. Diante do calorão, não tem previsão de chuvas pelos próximos 15 dias, conforme a meteorologia. A Defesa Civil de Mato Grosso emitiu um alerta para os cuidados com a saúde.
Esta é a quarta onda de calor que atinge o Brasil apenas em 2024. O alerta do Inmet é válido para até quinta-feira (9). Contudo, segundo o instituto de meteorologia ClimaTempo, o calorão deve permanecer até o dia 10 de maio.
Em Mato Grosso, a onda de calor atinge municípios das regiões oeste, centro-sul e sudeste. Mas o fenômento também afeta os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e alguns municípios de Goiás, Minas Gerais e Paraná.
Diante deste cenário, a Defesa Civil de Mato Grosso emitiu um alerta para os cuidados com a saúde. A orientação é de que a população utilize roupas leves, consuma alimentos leves, como frutas e verduras e beba água a cada duas horas, ainda que não esteja com sede.
Em caso de incêndios ou emergências médicas, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou o Samu pelo 192.
MUNICÍPIOS SOB ALERTA
Acorizal
Alto Araguaia
Alto Garças
Alto Taquari
Araguainha
Araputanga
Barão de Melgaço
Barra do Bugres
Cáceres
Campo Verde
Chapada dos Guimarães
Cuiabá
Curvelândia
Dom Aquino
Figueirópolis D’Oeste
Glória D’Oeste
Guiratinga
Indiavaí
Itiquira
Jaciara
Jangada
Jauru
Juscimeira
Lambari D’Oeste
Mirassol d’Oeste
Nossa Senhora do Livramento
Pedra Preta
Poconé
Ponte Branca
Pontes e Lacerda
Porto Esperidião
Porto Estrela
Poxoréo
Reserva do Cabaçal
Rio Branco
Rondonópolis
Rosário Oeste
Salto do Céu
Santo Antônio do Leverger
São José do Povo
São José dos Quatro Marcos
São Pedro da Cipa
Vale de São Domingos
Várzea Grande
hnt.
O post ‘GRANDE PERIGO’|: Inmet emite alerta vermelho para onda de calor em 43 cidades de Mato Grosso apareceu primeiro em LEIA URGENTE.