Movimentos sociais e vereadores de oposição ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), vão realizar um ato nesta terça-feira (15) contra o leilão de um terreno no Morro do Ipiranga, localizado no bairro da Barra, que está previsto para ocorrer no mesmo dia.
A área verde de mais de 3.000 metros quadrados está no centro de uma disputa entre entidades da sociedade civil e o poder público. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU-BA) acionou a Justiça pedindo a suspensão do leilão, alegando que o terreno tem importância ambiental, paisagística e cultural.
O órgão alerta também para riscos de erosão e deslizamentos no local. O procurador-jurídico do CAU-BA, Fernando Valadares, diz que a prefeitura não apresentou nenhum tipo de interesse público que justificasse o leilão e que falta “lastro técnico em matéria de arquitetura e urbanismo”.
Já o Movimento SOS Áreas Verdes, que está organizando o ato, acionou o Ministério Público Federal (MPF) pedindo a suspensão da venda do terreno por improbidade administrativa.
Um outro leilão tinha sido realizado em 14 de março, mas a gestão Bruno Reis cancelou por afirmar que houve descumprimento do edital que dizia que “o certame deveria ser encerrado dois minutos após o último lance —caso não houvesse novas ofertas”.
“O encerramento antecipado impediu que outras empresas apresentassem novas propostas e impactou no valor que poderia ser arrecadado”, afirma a Prefeitura de Salvador. “Para garantir o cumprimento e a transparência do processo, uma nova rodada de disputa será realizada no dia 15 de abril.”
O prefeito voltou a defender o leilão e disse que a área não tem uso para a população. “Nós estamos fazendo a desafetação e alienação de uma área que não tem qualquer utilização para as pessoas, que podem render recursos expressivos”, disse ele em entrevista ao portal Bnews nesta segunda.
A Câmara Municipal de Salvador aprovou, no fim do ano passado, a desafetação [mudança de destinação de uma área] de 44 terrenos municipais, incluindo 17 áreas verdes como esse terreno no Morro do Ipiranga. A autorização para venda ou cessão das áreas foi sancionada pelo prefeito sob críticas de entidades da sociedade civil.
TEMPO REI
O cantor Gilberto Gil e a mulher, a empresária Flora Gil, receberam convidados no primeiro show da turnê de despedida do músico baiano em São Paulo. O ator João Guilherme compareceu à apresentação, realizada no Allianz Parque, na sexta (11). A cantora Zélia Duncan e o apresentador Pedro Bial estiveram lá.
com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH