IFMT encerra debates sobre maioridade penal

DO REPÓRTERMT

Após dois meses de intenso trabalho, dedicação e preparação, foi encerrado com sucesso o circuito de debates do projeto Juventude em Pauta: Maioridade Penal em Debate, que contou com a participação de mais de 250 estudantes dos cursos técnicos-integrados de Informática, de Secretariado, de Eventos e de Edificações.

O projeto, que se consolidou como uma proposta de formação cidadã, promoveu quatro dias de debates argumentativos sobre a redução da maioridade penal, oferecendo aos alunos uma experiência de escuta, pesquisa e protagonismo. Ao longo das discussões, em três dos quatro dias de debate, prevaleceu a defesa contrária à redução da maioridade penal. Em uma das turmas, a tese favorável à redução foi a escolhida pelos jurados, demonstrando equilíbrio e maturidade nas argumentações apresentadas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Durante a preparação, os alunos realizaram entrevistas com políticos das esferas municipal, estadual e federal, bem como com membros do Judiciário, do Ministério Público, profissionais da saúde como psiquiatras e representantes de movimentos sociais. O trabalho de pesquisa foi profundo, criterioso e reconhecido pelos jurados, que destacaram a qualidade das fontes e dados apresentados.

Ao longo dos quatro dias de atividades, autoridades também passaram pela instituição para saudar os alunos e desejar um bom debate. Estiveram presentes o Secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto; o ex-governador do Estado e ex-senador, Pedro Taques; os vereadores por Cuiabá, Daniel Monteiro, Mário Nadaf e Ranalli; a deputada estadual Professora Graciele e o deputado federal Coronel Assis.

Destacamos ainda que o projeto foi reconhecido oficialmente pela Câmara Municipal de Cuiabá, indicado pelo Vereador Mário Nadaf, com a aprovação de uma moção de aplausos à professora Dra. Christiany Fonseca, em nome do projeto Juventude em Pauta: Maioridade Penal em Debate, homenagem esta estendida a todos os alunos que integraram e construíram esse importante trabalho.

O projeto, agora institucionalizado pelo IFMT, ganhou destaque em sites, programas de TV e emissoras de rádio, consolidando-se como uma prática pedagógica de impacto, dentro e fora da escola.

Segundo a estudante do IFMT, Linda Araújo Campos, do 2º Ano B de Eventos: “O projeto “Juventude em Pauta, Maioridade Penal em Debate” trouxe diversas reflexões, oportunidades e melhorias do pensamento crítico para toda a turma. Acredito que todas as entrevistas, pesquisas feitas, matérias publicadas trouxeram uma certa validação de toda nossa união e produtividade. No início foi feito uma votação para saber de qual lado iriamos defender, e a maioria da sala votou a favor, fiquei extremamente chateada e comecei a debater ali mesmo o porquê não poderíamos ser a favor. Então ao longo dos dois meses, senti orgulho de ver que meus argumentos e as propostas da professora trouxeram uma nova visão para todos nós. Foi uma experiência inédita para mim defender algo que discordo totalmente, pois sou contra a redução da maioridade penal e fizemos a defesa do tema sendo Favorável. Ao final, ganhamos o debate com empenho nas pesquisas e auxílio de nossos professores. Agradeço em nome da turma pela professora doutora excepcional que temos aqui no Instituto Federal, Christiany Fonseca.

Já para o estudante Amós Pacheco Ferreira do 2° ano A de informática: “Eu já havia tido experiências com debates, e sempre gostei muito de todos, mas nenhum, de longe, foi tão enriquecedor quanto este projeto. Desde as oportunidades de conhecer pessoas que entendem do assunto, até a união de todos os colegas da turma para juntos nos prepararmos. Nunca antes eu havia estudado e refletido sobre qualquer tema como este, ou pensado tanto em possíveis argumentos e contra-argumentos para o meu lado. E em todo o processo, uma frase me acompanhou por todo esse percurso : “Se você consegue defender algo que você é contra, imagina quando defender algo em que você é a favor”

“Encerramos esse circuito com muito orgulho. Se acreditamos que a educação forma para a cidadania, é preciso reconhecer que esses estudantes, entre 16 e 17 anos, hoje têm um posicionamento mais sólido diante de uma proposta que incide diretamente sobre eles. E já estamos pensando no próximo projeto, que será realizado em alusão ao Setembro Amarelo e terá como tema: ‘Juventude em pauta: Sua Vida Importa, buscando dialogar com questões urgentes que atravessam a juventude atual.” Finalizou a professora Dra. Christiany Fonseca, idealizadora do projeto.



VEJA MAIS

Próximo capítulo da novela, terça-feira, 22 de julho

No capítulo de História de Amor desta terça-feira, 22 de julho, na Globo, Caio se…

Avião comercial evita colisão com bombardeiro militar nos EUA e piloto é aplaudido; VÍDEO

O avião, vindo de Minneapolis, no estado de Minnesota, estava prestes a aterrissar na sexta-feira…

Globo resgata trama que inspirou Anitta a ser quem ela é

A Globo resgata a minissérie Presença de Anita, que estreia nesta segunda-feira (21) no Globoplay,…