• Home
  • Destaque
  • Impacto das tarifas sobre países em desenvolvimento pode ser “catastrófico”, diz agência de comércio da ONU

Impacto das tarifas sobre países em desenvolvimento pode ser “catastrófico”, diz agência de comércio da ONU

“Isso é enorme”, declarou Pamela Coke-Hamilton, diretora executiva do Centro de Comércio Internacional, à Reuters. “Se essa escalada entre a China e os EUA continuar, resultará em uma redução de 80% no comércio entre os países, e o efeito cascata disso em toda a linha pode ser catastrófico.”

Os mercados globais permaneciam em turbulência nesta sexta-feira. Trump anunciou esta semana uma pausa de 90 dias nas tarifas de dezenas de países, mas aumentou as tarifas sobre os produtos chineses para uma taxa efetiva de 145%. Nesta sexta, Pequim aumentou suas tarifas sobre as importações dos EUA para 125% em uma guerra comercial que ameaça comprometer as cadeias de suprimentos globais.

“As tarifas podem ter um impacto muito mais prejudicial do que a remoção da ajuda externa”, disse Coke-Hamilton, alertando que as economias em desenvolvimento correm o risco de retroceder nos ganhos econômicos obtidos nos últimos anos.

Alguns dos países menos desenvolvidos do mundo, incluindo Lesoto, Camboja, Laos, Madagascar e Mianmar, podem procurar melhorar as relações comerciais regionais para absorver a perda de parte do mercado dos EUA para suas exportações, disse o ITC.

Bangladesh, o segundo maior exportador de vestuário do mundo, poderá perder US$3,3 bilhões em exportações anuais para os EUA até 2029 se a tarifa norte-americana de 37% permanecer após a pausa, segundo dados do ITC. O país pode procurar os mercados europeus como alternativa, pois eles ainda têm potencial de crescimento, sugeriu Coke-Hamilton.

As projeções do ITC, agência conjunta da Organização Mundial do Comércio e das Nações Unidas que busca ajudar os países a se desenvolverem por meio de exportações, baseiam-se em dados coletados antes da pausa de 90 dias de Trump e dos aumentos subsequentes das tarifas sobre as importações chinesas.



VEJA MAIS

SBT ignora concorrência e toma atitude com a Globo em pleno telejornal

O SBT deixou de lado a concorrência pela audiência com a Globo e, neste sábado…

Mulher morre tragicamente ao cair da carroceria de F-4000 conduzida pelo cunhado em Rondonópolis; imagens

Edileuza de Carvalho Souza, de 47 anos, morreu após cair da carroceria de um veículo…

SBT cria novas categorias e vira palco de globais no Troféu Imprensa

O Troféu Imprensa, gravado na quarta-feira, 23, vai contar com novidades e diversas estrelas da…

phvip com