• Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Jovem que invadiu shopping de Rondonópolis montado em mula responderá por maus-tratos a animais

Jovem que invadiu shopping de Rondonópolis montado em mula responderá por maus-tratos a animais

Polícia Civil através da DERF-Rondonópolis – Divisão de Delitos Ambientais, concluiu investigação acerca da prática do crime de maus-tratos a animais ocorrido em 15 de novembro de 2024, ocasião na qual o investigado J.L.B.S. ingressou nas dependências do shopping de Rondonópolis/MT montado em uma mula, sem qualquer autorização prévia e em desacordo com as normas internas de segurança e utilização do estabelecimento comercial, conforme imagens veiculadas nas redes sociais.

Além do perigo à segurança das pessoas que se encontravam no local, a conduta do investigado acarretou prejuízos ao bem-estar do animal, considerando que a locomoção de muares em superfície inadequada, como pisos lisos e escorregadios, os expõem ao risco de desequilíbrio, quedas, cortes, lesões graves e fraturas. Não obstante, por tratar-se de animal não adaptado a barulhos intensos e aglomerações, acabou exposto a sofrimento desnecessário, causando-lhe desgaste físico, emocional e estresse.

Dessa forma, o fato caracterizou o crime de maus-tratos/abuso a animais, conforme dispõe o artigo 32 da Lei nº 9.605/1988 (Lei dos Crimes Ambientais), considerando que a conduta do investigado não violou apenas as normas internas do estabelecimento comercial, mas também normas legais de proteção ao bem-estar animal e à segurança pública.

Para verificar o estado atual de bem-estar do animal foi expedida ordem de serviço aos investigadores de polícia da DERF-Rondonópolis, os quais apuraram que o animal havia sido levado para um haras no estado de Rondônia. Dessa forma, foram solicitadas imagens atuais do animal, sendo possível notar que o animal estava sem marcas aparentes de maus-tratos, bem nutrido, sem cicatrizes e com os cascos em bom estado.

Após conclusão do procedimento na DERF-Rondonópolis, este foi remetido ao Poder Judiciário, para posterior ciência do Ministério Público e instauração de processo criminal.



VEJA MAIS

Homem em carro atira contra gatos e pombos em Cuiabá; veja o vídeo

Reprodução Animais fugiram após os disparos. Reprodução Animais fugiram após os disparos. APARECIDO CARMO DO…

Entrega de filhos pelos pais para adoção não configura crime

RONDONÓPOLIS4 horas atrás Setrat inicia testes para implantar a ‘onda verde’ na região…

VÍDEO – Motorista capota carro e dois ficam feridos

Reprodução Segundo a Nova Rota do Oeste, concessionária que administra o trecho, o condutor teria…