Kalynka Meirelles garante decisão judicial contra Pátio por creches integrais

A vereadora Kalynka Meirelles (PL) apresentou uma Representação de Natureza Externa contra a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, apontando supostas irregularidades no cumprimento do Plano Nacional e Municipal de Educação. Conforme Kalynka, muitas creches municipais, que anteriormente ofereciam ensino em período integral até 2020, tiveram essa oferta progressivamente suspensa, deixando famílias sem condições de arcar com a educação integral particular desamparadas.

Em resposta às reclamações, a vereadora mobilizou pais de alunos e obteve um abaixo-assinado com 362 assinaturas, destacando a necessidade urgente de vagas para o ensino integral, especialmente para crianças de 2 a 3 anos.

O Plano Nacional de Educação (Lei n° 13.005/2014) estabelece a meta de educação em tempo integral para 50% das escolas públicas, atendendo pelo menos 25% dos alunos da educação básica. O Plano Municipal de Educação de Rondonópolis (Lei n.º 7729/2013) também prevê a criação de unidades de ensino integral.

O prefeito José Carlos Junqueira de Araújo respondeu à representação informando que, desde 2017, a prefeitura construiu 13 novas unidades de ensino infantil e que há 9 creches em construção e 6 a serem licitadas. Ele afirmou que medidas estão sendo tomadas para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação até 2024 e pediu o arquivamento da representação.

Plano de ação urgente

A 4ª Secretaria de Controle Externo opinou pelo arquivamento da representação, concluindo que não há irregularidades. O Ministério Público de Contas, por sua vez, recomendou que a gestão atual da prefeitura apresente um plano de ação para estar em conformidade com o PNE até 25 de junho de 2024 e que seja instaurado um monitoramento para verificar o cumprimento dessa decisão.

Diante dos fatos, o relator Guilherme Antonio Maluf decidiu pelo não conhecimento da representação, mas determinou que a prefeitura apresente um plano de ação em 30 dias e que seja instaurado um processo de monitoramento para verificar o cumprimento das metas de educação em tempo integral até junho de 2024.

VEJA MAIS

Meninas são flagradas bêbadas pela PM após ‘orgia’ em motel

O gerente de uma tabacaria e um rapaz, ainda não identificado, acabaram detidos pela Polícia…

Após polêmica, Maíra Cardi expõe que Thiago Nigro paga as contas da sua filha

Diante da polêmica ausência de Arthur Aguiar no aniversário de Sophia, Maíra Cardi surgiu com…

Gabriel Castanho Apoia a Renovação na Advocacia

O advogado Gabriel Castanho, jovem profissional, é um entusiasta da renovação da advocacia e defensor…