• Home
  • Destaque
  • Kard, grupo de k-pop, reestabelece conexão com fãs do Brasil em 5º show no país

Kard, grupo de k-pop, reestabelece conexão com fãs do Brasil em 5º show no país

O Kard, um dos raros grupos de k-pop a unir integrantes mulheres e homens, já é habitué do Brasil. O quarteto veio ao país pela quinta vez nesta sexta-feira (17), para show único em São Paulo.

Eles retornam três anos após a última passagem e depois de pularem o Brasil em turnê mundial anterior. O Kard estreou por aqui antes mesmo de se lançarem oficialmente na Coreia do Sul, em 2017. Voltaram em turnês que levaram apresentações e sessões de autógrafos a nove estados. Fizeram shows em casas maiores, mas desta vez se apresentaram no Terra SP, com capacidade para 3.000 pessoas.

“Três anos é tempo suficiente para você esquecer de alguém”, disse Jiwoo, uma das cantoras. Mas o quarteto conseguiu reestabelecer o vínculo com os fãs brasileiros numa noite em que exibiram gingado, relembraram a relação com o país e exaltaram a comida brasileira.

O público reagiu cantando todas as músicas em coreano e inglês. O lado positivo do hiatus é que os fãs puderam ouvir uma setlist recheada de músicas inéditas por aqui, como “Tell My Momma”, single mais recente, que abriu a performance.

O grupo traz influências latinas nas batidas das músicas e nas danças, presente desde a estreia com “Hola Hola”, uma das canções que os fãs cantaram mais alto. Tanto as garotas quanto os garotos rebolaram bastante nas coreografias e mostraram um gingado típico dos latinos.

“Até agora, não teve grupo de k-pop que conseguiu misturar esses ritmos como a gente”, disse Somin, a vocalista principal, em coletiva de imprensa. Isso ajuda a entender o apelo com o público de países da América Latina —a turnê passa ainda pelo Chile, Colômbia, México e Porto Rico.

Os ídolos, inclusive, cantam trechos em espanhol em músicas como “Dimelo”, que apareceu no bis. Também fizeram covers de artistas como Bad Bunny e Rosalía, mas deixaram de lado os nacionais, que já cantaram no passado. “Na próxima, a gente traz cover de música brasileira para vocês”, prometeu BM, rapper e líder.

Numa das pausas, falaram sobre as comidas brasileiras que gostam. Todos são fãs de pão de queijo e refrigerante de guaraná. “Agora, a gente descobriu que tem guaraná zero”, disse Somin. Jiwoo diz que gosta mesmo é de açaí, e mencionou a paçoca. BM disse que tem um novo padrão de esposa com quem quer casar: “Ela precisa saber fazer uma feijoada muito boa, eu amo feijoada.”

O rapper, que nasceu nos Estados Unidos, tem uma relação especial com o Brasil. O pai dele morou na capital paulista dos 11 anos até terminar a faculdade. “Ele é uma pessoa muito liberal, feliz e engraçada. Quando estou aqui, consigo perceber o por quê dele ser assim”, disse na coletiva.

BM cantou músicas de seu projeto solo e foi o que mais interagiu, até desafiou os colegas a darem uma “sarrada no ar”. Depois de tantas vindas, deu para perceber que os quatro se sentiam confortáveis no palco, quebrando a postura mega comportada e protocolar dos artistas do k-pop. Riram e fizeram brincadeiras sem script, chegando a tirar os sapatos para comprovar que suas meias não estavam furadas.

Mesmo vindo pela quinta vez, mantiveram a energia e a qualidade da performance durante duas horas e meia, fruto de oito anos de carreira e da experiência que ganharam fazendo turnês internacionais desde o debut.

Em vários momentos, falaram sobre a recepção calorosa dos brasileiros. “Vamos para muitos países, mas São Paulo é São Paulo”, disse o rapper J.Seph. “Quando viemos pela primeira vez, a gente não entendia o que significava ‘Kard, eu te amo’. Hoje, viemos esperando ouvir isso.”

O Kard abriu a agenda de shows de k-pop no Brasil em 2025, que terá nomes como Taemin e Stray Kids. Veja a programação, que inclui ainda eventos com atores de k-dramas, aqui.

Siga e curta o K-cultura no Instagram.



VEJA MAIS

Bia Haddad é derrotada e está fora dos individuais no Australian Open

A tenista brasileira Bia Haddad Maia perdeu a partida que daria classificação nas oitavas de…

Jovem de 21 anos sofre descarga elétrica e morre em fazenda

Reprodução Ele prestava serviço para uma empresa de topografia. Reprodução Ele prestava serviço para uma…

Grêmio avança às quartas de final da Copinha após vitória dramática nos pênaltis

Em uma partida eletrizante no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Grêmio garantiu sua vaga…