• Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Líder da oposição da Venezuela diz ter como provar vitória de González na eleição

Líder da oposição da Venezuela diz ter como provar vitória de González na eleição

Em entrevista concedida nesta segunda-feira (29), María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, disse que o grupo pode garantir a vitória sobre o presidente Nicolás Maduro na eleição realizada no domingo (28).

“Temos os 73,20% das atas e, com este resultado, o nosso presidente eleito é Edmundo González Urrutia”, disse María Corina, segundo a agência Associated Press.

María Corina disse que, com base nas atas de votação que a oposição já tem, González teve 6,2 milhões de votos, contra 2,7 milhões de Maduro. 

“Ainda que o CNE decidisse que 100% dos votos das que [atas] faltam são para Maduro, não seriam suficientes para mudar o resultado”, declarou.

González, por sua vez, pediu “calma efirmeza” na contestação do resultado e considerou irresponsável que a autoridade eleitoral venezuelana tenha feito um “anúncio prematuro de resultados sem ter sido auditado”.

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) disse que o presidente Nicolás Maduro venceu a eleição com 51,2% dos votos, com 80% das urnas apuradas, mas os números são contestados pela oposição. 

María Corina, que foi impedida de concorrer, alega que a oposição venceu em todos os Estados. Ela é investigada pelo Ministério Público da Venezuela de tentar fraudar o sistema eleitoral e adulterar atas da eleição, que funcionam como boletins de urna. 

Tarek William Saab, chefe do Ministério Público venezuelano e ligado ao chavismo, ligou María Corina a uma suposta tentativa de ataque hacker que se originou na Macedônia do Norte e teve como objetivo atingir o sistema responsável pela eleição. 

A oposição acusa o governo de fraude e não reconhece a decisão do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) de declarar Maduro como vencedor das eleições.

VEJA MAIS

Rússia, EUA: por que países estão pagando adolescentes para terem bebês

Pagar meninas adolescentes para terem filhos enquanto ainda estão na escola é controverso na Rússia.…

Gaza: 59 palestinos são mortos em ataques aéreos israelenses e com tiros enquanto buscavam ajuda

Ataques aéreos em Deir al-Balah, no centro de Gaza, mataram 13 pessoas, incluindo as quatro…

Discussão termina com homem morto com facada na costela

Reprodução/PMMT O crime aconteceu na noite dessa sexta-feira (11), em Peixoto de Azevedo Reprodução/PMMT O…