• Home
  • Destaque
  • Luka Doncic é negociado com os Lakers em troca por Anthony Davis

Luka Doncic é negociado com os Lakers em troca por Anthony Davis

Um terremoto atingiu a NBA (National Basketball Association) nas últimas horas: o astro do Dallas Mavericks, Luka Doncic, foi negociado na noite de sábado (1º) para o Los Angeles Lakers em troca de Anthony Davis, um dos pivôs mais dominantes da última década.

Após a vitória dos Lakers em Nova York (128 a 112 sobre os Knicks), com um imperial LeBron James (33 pontos, 11 rebotes e 12 assistências), todas as atenções estavam voltadas para seu companheiro de equipe Anthony Davis —que não entrou em quadra devido a uma lesão abdominal—, quando vários meios de comunicação divulgaram a notícia de sua transferência para Dallas, posteriormente confirmada pelo gerente geral dos Mavs.

Esta troca de duas das grandes estrelas da liga norte-americana deve permitir aos Lakers assegurar seu futuro após a aposentadoria de James, que já completou 40 anos.

Por sua vez, os Mavericks reforçam com Davis seu jogo defensivo com o objetivo de lutar por um título que escapou no ano passado, na final contra os Celtics.

Aos 25 anos, Doncic foi o líder que levou os ‘Mavs’ a essa final, fase que o time de Dallas só alcançou em 2011, ano de seu único título.

Após se formar no Real Madrid e ganhar todos os títulos com o clube espanhol, Doncic deu o salto para a NBA em 2018 e, desde então, se tornou uma das grandes estrelas do campeonato, como demonstram suas cinco participações no All Star Game.

Mas em Dallas consideram que, para ganhar o título, não basta apenas o talento ofensivo do esloveno. “Acredito que o que te faz ganhar o campeonato é a defesa”, declarou à ESPN o gerente geral dos Mavericks, Nico Harrilson.

“Preparados para vencer”

“Acredito que teremos mais chances (de ganhar o título) com um dos melhores pivôs e simplesmente com um dos melhores jogadores defensivos da NBA. A partir deste momento, estamos preparados para vencer agora e no futuro”, acrescentou o dirigente, confirmando a transferência anunciada por vários meios de comunicação.

O próprio LeBron James destacou após a vitória de sábado o quanto a equipe sentiu falta da contribuição defensiva de Davis: “Sem AD, temos que jogar como um time, não podemos nos basear no individual. Sabemos perfeitamente que não podemos fazer tudo o que AD faz. Ele sozinho é capaz de cobrir todos nós.”

O anúncio da troca dos dois jogadores ocorre com ambos lesionados: Davis, de 31 anos, sofre com uma lesão abdominal, enquanto Doncic não joga desde o Natal por problemas na panturrilha.

A operação pegou toda a NBA de surpresa, incluindo os companheiros de equipe.

“De acordo com membros do vestiário do Lakers, que não nos autorizaram a falar publicamente, a troca os deixou em ‘choque’”, relatou o Los Angeles Times, enquanto o especialista da NBA Shams Charania, o primeiro a dar a notícia, explicou que “o acordo foi negociado nas sombras”.

“Este acordo se materializou nas sombras… LeBron James não tinha ideia de que isso ia acontecer. Anthony Davis também não. Me dizem que Luka Doncic ainda está surpreso com a operação”, acrescentou o jornalista, em uma nova demonstração de que no esporte americano (ao contrário do futebol, por exemplo), os atletas não têm muito a dizer neste tipo de operação.

Líder dos ‘Mavs’ vice-campeões

Escolhido por Atlanta no draft de 2018 e imediatamente transferido para Dallas, Doncic tem uma média nesta temporada de 28,1 pontos por jogo, 8,3 rebotes e 7,8 assistências. No ano passado, terminou como o maior pontuador da liga, com uma média de 33,9 pontos e foi finalista do prêmio de jogador mais valioso (MVP).

Mas as lesões que sofreu nos últimos anos também despertaram dúvidas sobre sua preparação física em uma liga tão exigente como a norte-americana. Nesta temporada, ele participou de apenas 22 dos 49 jogos disputados pelos ‘Mavs’.

Pessoas familiarizadas com o assunto indicaram à ESPN que os Mavericks estavam muito preocupados com os constantes problemas de Doncic para se manter em forma e também com o gigantesco contrato que teriam que oferecer para renovar o vínculo atual que termina em 2027.

Especialistas falavam de um novo contrato por um valor global de cerca de US$ 300 milhões (R$ 1,75 bilhão).

O esloveno chegará a Los Angeles acompanhado dos pivôs Maxi Kleber e Markieff Morris. Em troca, Dallas receberá Davis, o grande parceiro de LeBron James em Los Angeles nas últimas seis temporadas e campeão em 2020, o jovem Max Christie e uma escolha de primeira rodada do draft de 2029.

O Utah Jazz também participou da troca e obterá dos Lakers o jovem Jalen Hood-Schifino.

VEJA MAIS

Scholz, da Alemanha, sobre tarifas: é importante não dividir o mundo

BERLIM (Reuters) – O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse neste domingo que é importante não…

Polícia Civil prende dois homens que agrediram esposas em Tangará da Serra

Dois homens que agrediram suas companheiras foram presos em flagrante pela Polícia Civil, neste sábado…

RedeTV! sem exclusividade! 2 canais também acertam transmissão de torneio PODEROSO

A transmissão da NFL no Brasil ganhou um novo capítulo em 2025. A RedeTV!, está…