Economista explica a influência do preço do dólar na economia.
Qual é a influência do dólar sobre os preços dos produtos no Brasil? Depois de o presidente Lula afirmar que “o povo pobre não compra em dólar”.
Em sua conta do instagram, Barreto relatou que a precificação de muitos produtos depende do dólar. O pão, por exemplo, usa trigo importado. Quando o dólar aumenta, o preço do pão também sobe. Isso acontece também com combustíveis, remédios e eletrônicos.
“O Brasil importa entre 60-70% do trigo que consome, então até o pãozinho francês que praticamente toda família brasileira consome, sofre impacto direto no preço quando o dólar sobe”.
A economista destacou ainda que a variação cambial não é apenas um número. Em sua no instagram, escreveu:
“Ela afeta diretamente o poder de compra, especialmente das pessoas mais pobres”.
“Ela afeta diretamente o poder de compra, especialmente das pessoas mais pobres”.
Ela também criticou Lula, afirmando que ele “só está preocupado em mentir e manter a narrativa furada de sempre”.
“Quem achava que ele ia voltar para um terceiro mandato e ser responsável, moderado, etc., realmente parece que nunca conheceu Lula”.
“O PIB deve ser equitativo”
A fala de Lula aconteceu no dia 16 de julho em encontro com empresários da indústria alimentícia no Palácio do Planalto.
Na ocasião, Lula destacou a necessidade de maior circulação de dinheiro na economia brasileira para impulsionar o crescimento do país.
Também comentou sobre as recentes oscilações do dólar em relação ao real, mencionando que a população mais pobre não está preocupada com a compra de dólares, mas sim com a aquisição de alimentos.
“Se o dinheiro que colocamos em circulação nesse país tiver rodando, a gente vai crescer mais do que 2,5%”
O evento contou com a presença de ministros, empresários, representantes da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) e executivos da empresa Nestlé, totalizando 28 participantes.
A reunião foi fechada à imprensa, mas o áudio foi divulgado pela assessoria de imprensa da Presidência da República.