Mais defesa de Bolsonaro. Na segunda-feira Trump fez uma manifestação pública por meio de rede social defendendo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está sendo processado por tentativa de golpe de estado no Supremo Tribunal Federal.
Hoje, Trump associou o processo contra o ex-presidente, que classifica como perseguição política do Judiciário brasileiro, com a necessidade de tarifa sobre os produtos do Brasil.
“A maneira como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro, um Líder Altamente Respeitado em todo o Mundo durante seu Mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma desgraça internacional. Este Julgamento não deveria estar acontecendo. É uma Caça às Bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!”,
Donald Trump, em carta em que anuncia o aumento dos impostos.
“Devido, em parte, aos ataques insidiosos do Brasil às Eleições Livres e aos direitos fundamentais de Liberdade de Expressão dos americanos […] a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma Tarifa de 50% sobre todos e quaisquer produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos, separada de todas as Tarifas Setoriais. Mercadorias redirecionadas para evitar esta Tarifa de 50% estarão sujeitas a essa Tarifa mais alta”, diz o texto.