• Home
  • Destaque
  • Lula faz tomografia em Brasília e boletim fala em melhora progressiva

Lula faz tomografia em Brasília e boletim fala em melhora progressiva

O presidente Lula (PT) realizou uma nova tomografia nesta terça-feira (31) e o resultado é de “melhora progressiva”, de acordo com boletim da equipe médica.

A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto, no final da manhã. A tomografia, de acordo com o boletim médico, é de controle. Sua ida ao hospital Sírio Libanês em Brasília para realizar o exame não foi informada com antecedência nem publicada na agenda.

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 31/12/24, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para repetir exame de imagem. A tomografia mostra importante reabsorção da coleção subdural, apresentando melhora progressiva condizente com o ótimo estado do presidente”, diz o texto assinado pelos médicos Rafael Gadia e Luiza Dib.

O hospital chegou a divulgar um boletim minutos antes, mas foi reconsiderado. No primeiro, falava-se em “tomografia de controle”, e também dizia que o “resultado reforça melhora importante em relação ao quadro inicial” de Lula.

O presidente recebeu alta hospitalar no domingo (15), após seis dias de internação no hospital em São Paulo. Ao deixar o hospital, de onde seguiu direto para o aeroporto, o presidente posou para fotos e acenou para imprensa e simpatizantes.

Lula usava chapéu, como em todas as aparições públicas desde então. O acessório esconde as cicatrizes deixadas pelos procedimentos realizados.

O mandatário fez uma cirurgia de emergência no último dia 10 em razão de um hematoma de três centímetros entre o cérebro e uma das membranas (meninges) que envolvem o órgão. O coágulo foi detectado após ele sentir fortes dores de cabeça, quando foi encaminhado para o hospital de São Paulo.

Após a alta, ele voltou para Brasília, mas com agenda menos intensa e sem viagens. O exame desta terça foi o primeiro após a liberação médica.

Segundo o seu médico cardiologista Roberto Kalil disse quando recebeu alta, o presidente terá algumas restrições nos próximos 30 dias, como de atividade física intensa e viagens internacionais. Lula ainda deve ter acompanhamento tomográfico até a completa cicatrização, o que pode levar de 45 a 60 dias.

Na ocasião, Lula falou com jornalistas em São Paulo. Ele se emocionou ao falar de sua internação e disse ter ficado assustado. Agradeceu a Deus por ter cuidado dele, citando situações anteriores em que sua saúde ficou em risco, como quando teve câncer em 2011 e seu avião teve um problema no México.

“Eu nunca penso que vou morrer, mas eu tenho medo”, afirmou o presidente, que disse ter ficado assustado com o quadro que levou à cirurgia de emergência na terça-feira (10).

O petista disse que estava cortando as unhas das mãos, em outubro deste ano, quando caiu e se machucou. “A única surpresa que eu tive é que eu achei que estava curado [depois da queda]”.

VEJA MAIS

Mark Zuckerberg transforma imagem pública e se afasta do progressismo

Mas o CEO da Meta já vinha dando sinais de afastamento da visão predominante entre…

Sargento da PM nega ter dado soco em mulher e alega ter sido agredido

Reprodução Laudicério Aguiar Machado, de 46 anos, se defendeu das acusações. Reprodução Laudicério Aguiar Machado,…

Funeral de Jimmy Carter chega ao último dia nesta quinta com homenagem de Biden e ex-presidentes

Cerimônia com a presença de autoridades será realizada na Catedral Nacional de Washington. Depois, corpo…