• Home
  • Destaque
  • Lula parabeniza Daniel Noboa, reeleito na presidência do Equador

Lula parabeniza Daniel Noboa, reeleito na presidência do Equador

Noboa, de 36 anos, venceu a eleição presidencial antecipada em 2023 e agora assegura um novo mandato à frente do país. O presidente equatoriano tem defendido reformas econômicas e medidas de segurança mais rígidas em meio ao avanço da violência no país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou nesta segunda-feira (14) o presidente do Equador, Daniel Noboa, reeleito no pleito realizado no domingo (13). Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula também cumprimentou o povo equatoriano pela condução do processo eleitoral.
“Saúdo o povo equatoriano e o presidente reeleito, Daniel Noboa, pelas eleições de domingo, 13 de abril. O Brasil seguirá trabalhando com o Equador em defesa do multilateralismo, pela integração sul-americana e o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, escreveu.
Noboa, de 36 anos, venceu a eleição presidencial antecipada em 2023 e agora assegura um novo mandato à frente do país. O presidente equatoriano tem defendido reformas econômicas e medidas de segurança mais rígidas em meio ao avanço da violência no país.
O governo brasileiro tem reiterado a importância da cooperação entre os países sul-americanos, especialmente em áreas como desenvolvimento sustentável, meio ambiente e comércio regional.
Daniel Noboa é reeleito para mais 4 anos como presidente do Equador
Oposição reclama
A OEA (Organização dos Estados Americanos) disse nesta segunda-feira (14) que “expressa confiança nos resultados” do segundo turno da eleição presidencial realizada no Equador, que deu vitória ao atual presidente Daniel Noboa.
Noboa venceu a esquerdista Luisa González em um segundo turno marcado por disputa acirrada e realizado em meio a tensões causadas pela violência ligada ao tráfico de drogas.
Com mais de 90% das urnas apuradas, Noboa estava à frente por mais de um milhão de votos, uma diferença de 12 pontos percentuais (56% contra 44%). A OEA atuou como observadora do processo eleitoral.
“A missão da OEA enfatiza que a cidadania se manifestou de forma pacífica e contundente durante o dia da votação”, afirma o comunicado da entidade.
“A Missão deseja enfatizar que os dados produzidos pelo Sistema Informatizado de Votação e Resultados do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) coincidem com as informações compiladas pelos observadores da OEA destacados no país. Além disso, a equipe da Missão comparou as folhas de apuração nas seções eleitorais observadas e conseguiu verificar uma correspondência entre as folhas de apuração transmitidas, as recebidas pelos partidos e as devolvidas no pacote eleitoral.”
González disse aos apoiadores que não reconhece os resultados e que exigirá uma recontagem.
“Recuso-me a acreditar que um povo preferiria mentiras em vez da verdade, violência em vez de paz e unidade,” disse Gonzalez. “Vamos exigir uma recontagem e que abram as urnas.”
source
Fonte: G1

VEJA MAIS

Paris: tesouros salvos da Faixa de Gaza são expostos no Instituto do Mundo Árabe

Cerca de 130 peças arqueológicas excepcionais, que datam da Idade do Bronze até os dias…

Procurador preso por agredir garota de programa é afastado da ALMT e pode perder cargo de concurso

Reprodução Essa não é a primeira vez que ele é preso. Reprodução Essa não é…

Na Globo, Ilze Scamparini revela traição e ostentação nos bastidores do Conclave

A correspondente Ilze Scamparini revelou no Jornal Nacional detalhes do Conclave, que encerrou na última…

meralco bolts vs ginebra