Cíntia Cruz, ex-assessora do deputado estadual Marquito (Psol-SC), disse na 2ª feira (6.mai.2024) que a “mãe Terra” está “limpando” o Rio Grande do Sul. O Estado passa por crise por causa de fortes chuvas. Segundo a Defesa Civil, 116 pessoas já morreram e 437 dos 497 municípios gaúchos foram atingidos.
“Não é à toa que a mãe Terra está limpando o lugar que mais consome carne do Sul do país”, declarou Cíntia ao responder publicação no Instagram sobre um suposto churrasco realizado durante alagamento. Ela privou o perfil na rede social depois das críticas.
O deputado Marquito, em nota enviada ao Poder360, afirmou ter tomado conhecimento do comentário e disse que a assessora foi exonerada. Ele ainda declarou não concordar com o conteúdo e que lamenta toda a situação, especialmente, por Cíntia ser uma “líder comunitária que dedica a vida a ações humanitárias e ambientais”.
RETRATAÇÃO
Cíntia compartilhou nesta 6ª feira (10.mai) um vídeo no perfil Revolução dos Baldinhos pedindo desculpas pelo “comentário infeliz em um momento tão sensível”. Ela disse que seu objetivo sempre foi chamar a atenção para o fato de que a “crise climática é consequência da degradação e exploração sem limites da natureza”, e que as formas de consumo precisam ser pensadas.
“O que está sendo propagado na internet não vem de encontro a minha luta”, declarou. Ela afirmou que “luta” há mais de 12 anos na Comunidade Chico Mendes, trabalhando com gestão de resíduos, compostagem, segurança e soberania alimentar e agricultura urbana.
Cíntia ainda disse que esteve no Rio Grande do Sul contribuindo na construção de uma cozinha comunitária para ajudar as vítimas dessa “tragédia anunciada”.