Mateus Solano virou alvo de uma polêmica envolvendo o Grupo Globo na última semana e voltou a se pronunciar sobre o assunto na sexta-feira (5). Os executivos da empresa também emitiram uma nota esclarecendo detalhes do pagamento de direitos autorais.
O ator havia feito uma manifestação sobre a situação com a reprise de Viver a Vida no canal Viva. Entrevistado pelo Hugo Gloss, o ator pontuou que essa é uma questão que envolve toda uma classe artística e que eles estão em busca de alternativas para se acertar.
“A questão dos direitos autorais não é centrada numa única empresa do audiovisual. E não é só minha. É toda uma classe artística que vem buscando mudar a lei para que haja respeito aos trabalhadores do audiovisual na reexibição comercial cada vez maior de suas imagens e trabalho”, pontuou.
Em sua visão, a remuneração acaba sendo desproporcional à criação e exposição dos artistas. Inclusive, Mateus Solano ainda lembrou do avanço da inteligência artificial, que é cada vez maior e os artistas estão ficando para trás.
Relato de Mateus Solano sobre os direitos autorais com reprises gerou uma enorme repercussão
A Interartis Brasil, associação de gestão coletiva do audiovisual, também resolveu falar sobre o tema. Eles afirmam que a questão com o pagamento dos direitos autorais não é centrada em somente uma emissora, mas no setor audiovisual brasileiro.
“O verdadeiro problema é que a Lei de Direitos Autorais foi sancionada em 1998, maisve 25 anos atrás, e portanto, não está atualizada em relação aos avanços tecnológicos que permeiam essa discussão”, informa a nota.
O presidente da associação, Victor Drummond esclareceu que a cobrança feita por Mateus Solano deu uma visibilidade maior para os colegas de trabalho. Inicialmente, existe um interesse enorme em uma possível atualização da lei.
Escrito por
Henrique Carlos
Apaixonado por televisão, cinema e especialista em novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.