Medeiros apresenta projeto que veta divulgação de pesquisa eleitoral

Deputado cita tentativa de induzir o voto e erros das pesquisas nas eleições deste ano

Para combater a manipulação da opinião pública durante o período eleitoral, o deputado federal José Medeiros (PL-MT) apresentou o projeto de Lei nº 4570/2024 que proíbe a divulgação pública de pesquisas eleitorais. O projeto foi um compromisso que Medeiros assumiu durante o processo eleitoral deste ano, no qual várias pesquisas erraram os resultados em inúmeros municípios, entre eles Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Primavera do Leste.

Segundo Medeiros, a medida é uma tentativa de preservar a integridade do processo eleitoral, evitando que pesquisas imprecisas ou tendenciosas influenciem indevidamente o eleitorado.

“É inegável que pesquisas eleitorais, muitas vezes, não refletem a verdadeira vontade popular e acabam manipulando o voto dos eleitores indecisos. O que queremos é garantir que a escolha do eleitor seja livre de pressões externas”, afirmou o deputado.

A proposta altera o Art. 33 da Lei das Eleições, estabelecendo que pesquisas eleitorais só podem ser realizadas para consumo interno dos partidos, coligações, federações, candidatos ou empresas. A proposta não só proíbe a publicação dessas amostragens, mas também impõe multas, que variam entre R$ 50 mil e R$ 100 mil, para aqueles que desrespeitarem a medida. A intenção é dificultar a circulação de informações não confiáveis, especialmente nos dias que antecedem a eleição.

O projeto foi apresentado no último dia 27 de novembro e será analisado em comissões da Câmara Federal antes de ser votado no plenário.

“Estamos confiantes no apoio ao projeto, que visa fortalecer a democracia e assegurar que os cidadãos possam votar com mais liberdade e menos manipulação”, concluiu José Medeiros.



VEJA MAIS

Família é morta atropelada enquanto pescava em MT

Quatro pessoas da mesma família e um amigo faleceram vítimas de atropelamento após a condutora…

Briga insana entre familiares termina com 3 esfaqueados em Rondonópolis; vídeo forte

Uma violenta confusão entre venezuelanos terminou com três homens esfaqueados na tarde deste domingo (11),…

Ranalli quer barrar uso de símbolos cristãos na Parada LGBT em Cuiabá

Câmara de Cuiabá Para o vereador, a lei seria um “mecanismos de proteção aos símbolos…

jili pagcor online casino