Médica Luciana Horta detona decisão que libera assassinato de bebês

A médica de Rondonópolis, Luciana Horta, reagiu à liminar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou uma resolução do CFM em casos de “aborto legal”.

Conforme a médica, conhecida por ser uma defensora da vida e por lutar contra o aborto, a decisão de Moraes ignora as diretrizes estabelecidas por especialistas do CFM e desconsidera a autonomia do conselho federal de medicina, que baseia suas resoluções em critérios técnicos e científicos.

“A assistolia fetal envolve a administração de uma injeção que provoca a parada do batimento cardíaco do feto antes de sua remoção do útero da mulher”, disse Luciana Horta.

Vale ressaltar que a decisão de Moraes atendeu a um pedido do PSOL, que entrou com uma ação questionando o tema no STF.

Conselho Federal de Medicina (CFM) também reagiu a decisão.

Conforme o CFM, a entidade prepara uma manifestação ao entendimento do juiz do STF.

“A autarquia estranha que a decisão do ministro tenha sido tomada sem ter sido chamada a se manifestar previamente”, observou o CFM. “Para o CFM, as justificativas que serão encaminhadas, após ser devidamente intimado e cientificado da íntegra da decisão, serão suficientes para o convencimento dos ministros do STF sobre a legalidade de sua resolução.”

Decisão de Moraes sobre o “aborto legal”

Moraes acolheu a um pedido do Psol e restabeleceu a assistolia fetal que havia sido proibida pelo CFM.

Trata-se de um procedimento usado em casos acima de 22 semanas de gravidez, no qual um médico usa uma injeção que induz à parada do batimento do coração do feto antes de ele ser retirado do útero da mãe. O feto geralmente morre dentro de 24 horas após a injeção da droga. A morte é normalmente confirmada por ultrassom antes do início do parto.

Conforme o partido, a norma do CFM “impõe barreiras” que não estão previstas na lei, nem na Constituição. A regra também violaria direitos, como o da saúde, do livre exercício da profissão e da dignidade humana.

VEJA MAIS

Força Tática prende membros de quadrilha especializada em fraudar cartas-frete em Rondonópolis

A Polícia Militar prendeu suspeitos em uma operação contra uma quadrilha de estelionatários no Parque…

Kelly Key abre o coração e fala sobre doença autoimune

Sem tabus, Kelly Key usou seu perfil no Instagram para criar um espaço de discussão…

Após revolta, suposto 4º filho de Gugu surge em apartamento de luxo em meio à briga

Ricardo Rocha, que afirma ser filho de Gugu Liberato, chamou a atenção nos Stories do…