• Home
  • Destaque
  • Milei, queridinho do mercado, vendeu terreno na lua e ainda culpou vítimas

Milei, queridinho do mercado, vendeu terreno na lua e ainda culpou vítimas

Com todo esse fuzuê, o principal índice da Bolsa de Valores da Argentina caiu quase 6% nesta segunda (18).

Há envolvidos no lançamento que afirmaram ter assessorado Milei para o desenvolvimento de criptomoedas – o presidente é entusiasta do tema. Antes mesmo de assumir o cargo, quando deputado, ele já promovia moedas de caráter duvidoso.

Agora a Justiça vai analisar se ele pode ser responsabilizado por fraude, associação ilícita e descumprimento dos deveres como servidor públicos, entre outros crimes. A oposição pede impeachment, o que é difícil. Mas o “criptogate” deve tirar votos de sua base nas eleições legislativas de meio de mandato, em outubro, o que dificultaria bastante seu governo.

Diante do caos, Milei seguiu a cartilha de governantes da ultradireita, terceirizando responsabilidades. “Eu não promovi, apenas divulguei”, afirmou em uma entrevista a uma TV (é só tirar “criptomoeda” e colocar “cloroquina” que o discurso parece o que ouvimos no Brasil durante a pandemia). Disse que foi enganado por terceiros e agiu de boa-fé.

E apesar de ser fã de criptos e atuar para que elas aumentem sua participação na economia do seu país, não corou ao compará-las a jogos de azar: “Se você vai ao cassino e perde dinheiro, qual é a reclamação, se você sabia que tinha essas características?” Traduzindo a arrogância: a culpa é das vítimas que acreditaram na sua recomendação.

Seus aliados saíram em sua defesa, dizendo que o cidadão Milei tem liberdade de expressão – como se isso incluísse o direito de promover moedas fajutas e sai ileso com isso. Fica parecendo que ele se diz libertário porque defende uma “liberdade para enganar trouxa”.



VEJA MAIS

Começou 2025 afundado em dívidas? Especialista ensina como sair do sufoco

RepórterMT Para a especialista em finanças, Camila Rossi, a culpa desse “sufoco” todo é a…

Casa é destruída por incêndio em Rondonópolis, e Bombeiros evitam tragédia maior; vídeo

Uma residência foi consumida pelo fogo na manhã deste sábado (22), no bairro Vila Verde,…

Projeto digital de segurança contra incêndio dá mais agilidade na emissão de alvarás

O primeiro Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) protocolado de forma totalmente digital…