• Home
  • Destaque
  • Milei, queridinho do mercado, vendeu terreno na lua e ainda culpou vítimas

Milei, queridinho do mercado, vendeu terreno na lua e ainda culpou vítimas

Com todo esse fuzuê, o principal índice da Bolsa de Valores da Argentina caiu quase 6% nesta segunda (18).

Há envolvidos no lançamento que afirmaram ter assessorado Milei para o desenvolvimento de criptomoedas – o presidente é entusiasta do tema. Antes mesmo de assumir o cargo, quando deputado, ele já promovia moedas de caráter duvidoso.

Agora a Justiça vai analisar se ele pode ser responsabilizado por fraude, associação ilícita e descumprimento dos deveres como servidor públicos, entre outros crimes. A oposição pede impeachment, o que é difícil. Mas o “criptogate” deve tirar votos de sua base nas eleições legislativas de meio de mandato, em outubro, o que dificultaria bastante seu governo.

Diante do caos, Milei seguiu a cartilha de governantes da ultradireita, terceirizando responsabilidades. “Eu não promovi, apenas divulguei”, afirmou em uma entrevista a uma TV (é só tirar “criptomoeda” e colocar “cloroquina” que o discurso parece o que ouvimos no Brasil durante a pandemia). Disse que foi enganado por terceiros e agiu de boa-fé.

E apesar de ser fã de criptos e atuar para que elas aumentem sua participação na economia do seu país, não corou ao compará-las a jogos de azar: “Se você vai ao cassino e perde dinheiro, qual é a reclamação, se você sabia que tinha essas características?” Traduzindo a arrogância: a culpa é das vítimas que acreditaram na sua recomendação.

Seus aliados saíram em sua defesa, dizendo que o cidadão Milei tem liberdade de expressão – como se isso incluísse o direito de promover moedas fajutas e sai ileso com isso. Fica parecendo que ele se diz libertário porque defende uma “liberdade para enganar trouxa”.



VEJA MAIS

Iraniana vencedora do Nobel da Paz diz ter sido alvo de ameaças de morte pelo governo do próprio país

“As ameaças transmitidas a Mohammadi deixam claro que a segurança dela está em perigo, a…

Corpo é encontrado com marcas de tiro na cabeça em região de mata

Felipe Pavão/Power Mix O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para exames…

Manchester recebe filhos pródigos do Oasis como heróis

O eletricista Alan Clarke, de 50 anos, e Paul Smith, de 41, se conheceram na…