O militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e ativista da causa LGBT Arthur Ryber, de 24 anos, foi detido por tentativa de estupro de vulnerável depois de ser acusado de assediar um adolescente, de 13 anos, em um banheiro de um shopping em Santos (SP). O caso aconteceu na última quinta-feira, 6.
A abordagem teria ocorrido no banheiro do shopping no bairro Gonzaga, onde o homem perguntou se poderia fazer sexo oral no garoto. Em entrevista ao portal g1, Ryber afirmou ter feito uma “piada idiota”. Ele é membro do Conselho Municipal de Políticas LGBT+ (ConLGBT) de Santos.
A mãe da vítima, Talita Santos, de 31 anos, relatou que seu filho entrou na cabine do banheiro quando a porta bateu com força, e o adolescente reagiu dizendo “eita”. Ryber, que estava na cabine ao lado, repetiu a palavra e fez a pergunta de cunho sexual. Talita, que aguardava o filho do lado de fora, disse que ele saiu correndo do banheiro e contou sobre o assédio.
Funcionários do shopping foram acionados e aguardaram a saída do ativista LGBT do banheiro. Com a chegada da polícia, os envolvidos foram levados ao 7º Distrito Policial (DP), onde o adolescente foi ouvido, e a mãe dele registrou um boletim de ocorrência. Talita gravou o rosto do homem e conversou com funcionários de lojas, que afirmaram que ele já era conhecido por assediar pessoas no banheiro.