• Home
  • Destaque
  • Moraes diz a delegados que instituições não compreenderam riscos que democracia correu em 2022

Moraes diz a delegados que instituições não compreenderam riscos que democracia correu em 2022

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou a delegados da Polícia Civil que o visitaram em dezembro que instituições brasileiras ainda não compreenderam plenamente os riscos que a democracia brasileira correu no ano de 2022.

CISCO NO OLHO 

Uma delegação de oito integrantes do Movimento Delegados pela Democracia (MDD) foi ao gabinete do magistrado para entregar a ele uma homenagem pela “coragem” na defesa das instituições.

CISCO 2 

“Por incrível que pareça, houve uma histeria coletiva” na sociedade, afirmou Moraes, referindo-se aos dias em que as pessoas cantavam hino nacional para pneus e acreditavam em fake news como as que diziam que ele havia sido preso.

CISCO 3 

Para o magistrado, “tanto na polícia quanto no Ministério Público e no Judiciário, tem gente que não entendeu ainda o que nós passamos. E o perigo de isso ressurgir”.

CISCO 4 

“Polícia, na ditadura, não é polícia. É braço armado do ditador. Ministério Público, Judiciário, na ditadura, não têm independência nenhuma, autonomia nenhuma. Também são os braços jurídicos” da mesma ditadura, seguiu ele.

SEQUÊNCIA 

As afirmações foram feitas dias antes de o magistrado decretar a prisão do general Walter Braga Netto por tentar obstruir as investigações sobre tentativa de golpe no país. Ele é acusado também de participar ativamente dos planos para evitar que Lula (PT) tomasse posse.

PIONEIRO 

Braga Netto é o primeiro general quatro estrelas a ser preso no Brasil após a redemocratização. Por causa da Lei de Anistia, nenhum comandante jamais foi preso por crimes cometidos durante a ditadura militar.

VIRADA NA PAULISTA

A cantora Gloria Groove e o cantor Junior Lima se apresentaram na festa de Réveillon na avenida Paulista. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) e a primeira-dama Regina Carnovale Nunes receberam o público. A atriz Vanessa Goulart e sua mãe, a também atriz Bárbara Bruno, e a drag queen Salete Campari marcaram presença. A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Regina Celia Santana, também passou por lá.

com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH

VEJA MAIS

Rachada com presidente Noboa, vice do Equador diz que assumirá presidência e gera impasse

O governo atual tentou de várias formas afastar Abad de seu cargo, sem sucesso. Noboa…

Resort de 300m: conheça o destino de luxo onde Neymar celebrou a virada do ano

Reprodução/Instagram Neymar com a família Neymar escolheu um destino de luxo para celebrar a chegada…

Trump mostrou os dentes, de leve, para o Brasil

Com a eleição fraudada, Nicolás Maduro começará seu novo mandato como presidente da Venezuela. Não…