• Home
  • Destaque
  • Morre John MacArthur, um dos pastores mais influentes da sua geração

Morre John MacArthur, um dos pastores mais influentes da sua geração

O pastor batista John MacArthur, um dos nomes mais influentes do meio evangélico americano, morreu na noite desta segunda-feira (14) aos 86 anos.

A informação foi confirmada pelo ministério Grace to You, fundado por ele. “Nossos corações estão pesados, mas também se alegram ao compartilharmos a notícia de que nosso amado pastor e mestre John MacArthur entrou na presença do Salvador. Nesta noite, sua fé se transformou em visão”, diz o anúncio.

MacArthur, que havia passado por um tratamento contra um câncer nos últimos anos, estava internado por causa de complicações de uma pneumonia. Segundo o comunicado, ele passou suas últimas horas de forma pacífica, rodeado pela família. Na véspera, familiares já haviam anunciado que John MacArthur estava em seus momentos finais.

Visão de mundo conservadora

Pregador, autor de livros e defensor da ortodoxia cristã, John MacArthur mantinha um estilo sóbrio e sem as extravagâncias de outros líderes evangélicos famosos. Ele também se destacou pelo conservadorismo em temas como casamento gay, aborto e ideologia de gênero.

Talvez a maior prova da sua influência tenha sido o fato de que ele foi bem-sucedido ao liderar uma igreja com milhares de membros (a Grace Community Church) e presidir uma universidade batista (The Master’s University) em plena Califórnia, um estado que não costuma ser associado ao movimento evangélico.

Ao lado de nomes como R.C. Sproul e Al Mohler, MacArthur foi um dos pilares do movimento conhecido como neocalvinismo, que buscava resgatar os princípios da teologia de João Calvino. Ele ainda foi autor de livros sobre teologia e de comentários bíblicos reunidos na Bíblia de Estudo MacArthur.

Durante a pandemia de covid-19, MacArthur foi manchete internacional ao desafiar as ordens que proibiam cultos presenciais. MacArthur afirmava que a igreja deveria obedecer a Deus, não ao governo. A disputa terminou com vitória judicial: o condado de Los Angeles teve de pagar uma indenização à igreja.

MacArthur era casado com Patricia, sua esposa por mais de 60 anos. Juntos, eles tiveram quatro filhos, 15 netos e nove bisnetos.

VEJA TAMBÉM:

VEJA MAIS

O autor de novelas de maior audiência da Globo na faixa das 21h desde 2020

A faixa das 21h da Globo continua sendo um dos horários mais cobiçados da televisão…

Vídeo mostra vítima jogando carro contra assaltantes durante perseguição em MT

Um vídeo viralizou nesta quarta-feira (16) mostrando a vítima de um roubo batendo seu carro…

O autor de novelas de maior audiência da Globo na faixa das 19h desde 2020

A faixa das 19h da Globo tem se destacado com algumas das novelas mais assistidas…