John Sykes, conhecido por ter sido guitarrista de bandas como Whitesnake e Thin Lizzy e por ter posteriormente liderado o grupo Blue Murder, morreu nesta segunda (20), aos 65 anos.
Um texto postado em seu perfil oficial nas redes informa que Sykes morreu “após uma dura batalha contra o câncer”.
“Ele será lembrado por muitos como um homem de talento musical excepcional, mas, para aqueles que o conheceram pessoalmente, ele era uma pessoa atenciosa, gentil e carismática, cuja presença iluminava qualquer ambiente”, continua o texto.
Nascido em Reading, na Inglaterra, Sykes deu início à sua carreira em 1980, sendo pertencente à onda de heavy metal que tomou o Reino Unido entre as décadas de 1970 e 1980 —e em meio à qual surgiram grupos como Iron Maiden e Judas Priest.
Convidado por David Coverdale, vocalista do Whitesnake, para se juntar à banda, como guitarrista principal, Sykes inicialmente disse não, por lealdade ao grupo Thin Lizzy, ao qual então pertencia, mas posteriormente acabou aceitando.
Com a nova banda, se apresentou na primeira edição do Rock In Rio, em 1985, para centenas de milhares de pessoas.
Sykes trabalhava em um novo álbum, anunciado com “Sy-Ops”, que chegou a lançar pelo menos um single.
“Acabei de ouvir a chocante notícia do falecimento de John… Minhas sinceras condolências à sua família, amigos e fãs…”, escreveu o ex-colega de Whitesnake David Coverdale.
“Descanse em paz, lendário guitarrista John Sykes. Seu talento puro, solos eletrizantes e riffs inesquecíveis moldaram o som do rock para gerações”, postou o perfil oficial da marca de guitarras Gibson.