Khaled Sohbi Chaaban, conhecido como “Seu Chaban”, faleceu no dia de seu último aniversário, deixando um legado de pioneirismo e dedicação à família. De origem libanesa, imigrou para o Brasil ainda bebê e construiu sua vida com muito trabalho e determinação.
Na juventude, conheceu Ivani Maria de Paula e, filho de muçulmanos, converteu-se ao catolicismo para casar-se com ela. Viveu em Aparecida do Norte e Cuiabá, até estabelecer-se definitivamente em Rondonópolis, onde trabalhou como vendedor de consórcios e automóveis. No entanto, foi no comércio de pássaros, caça e pesca que se destacou, tornando-se referência ao abrir a primeira loja especializada no ramo, a “Cantinho dos Pássaros”.
Além do comércio, organizou os primeiros campeonatos de canto de pássaros na cidade, conquistando diversos títulos. Seu espírito desbravador também o levou a ser pioneiro na construção dos primeiros ranchos no rio Itiquira, onde viveu grandes aventuras de pesca. Em uma dessas expedições, sofreu um AVC que lhe tirou os movimentos do corpo e a fala, enfrentando essa condição por 32 anos.
Casado com Ivani até o fim da vida, teve quatro filhas, nove netos e dez bisnetos, sendo lembrado pelo exemplo de coragem, trabalho e amor à família.