• Home
  • Destaque
  • MPF instaura inquérito para apurar vencimento de medicamentos em Cuiabá

MPF instaura inquérito para apurar vencimento de medicamentos em Cuiabá

KARINE ARRUDA

DO REPÓRTEMT

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da procuradora da República Ludmila Bortoleto Monteiro, instaurou um inquérito para apurar o descarte e a inutilização de medicamentos e insumos vencidos que estão guardados no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC). A portaria foi publicada nesta segunda-feira (13). 

Através do inquérito, o MPF pretende investigar os possíveis prejuízos causados à população cuiabana com o vencimento dos medicamentos alocados no Centro de Distribuição. A informação referente ao desperdício dos insumos foi dada pelo Gabinete de Intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá, que ficou à frente da pasta por 10 meses, em 2023, durante a gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

No documento, a procuradora afirma que o inquérito busca verificar a existência de interesse federal para que o órgão adote providências para reparar o eventual prejuízo dos cofres públicos com o desperdício dos medicamentos, bem como evitar que essa situação se repita novamente.

“RESOLVE converter o Procedimento Preparatório nº 1.20.000.000302/2024-15 em INQUÉRITO CIVIL com o objetivo de verificar a existência de interesse federal consistente, no caso, na presença de recursos federais, bem como para aferir se adotadas providências para a reparação do prejuízo ao erário e evitar a repetição da grave falha acarretadora de prejuízo econômico e assistencial, em razão da identificação de medicamentos vencidos e inutilizados noticiada pelo Gabinete de Intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá, em razão da inutilização dos medicamentos e insumos vencidos alocados no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá – CDMIC”, diz trecho da portaria.



VEJA MAIS

Mauro aposta em mercado asiático como alternativa para exportar carne bovina de MT

Christiano Antonucci Uma das apostas de Mauro é direcionar as exportações para o mercado asiático.…

Um ano após atentado a Trump, relatório do Senado critica falhas do Serviço Secreto

Relatório culpa agentes por falhas de segurança no comício em que Trump foi baleado na…

Justiça decreta prisão de empresário acusado de assassinar ex-jogador de vôlei

Montagem/RepórterMT Idirley Alves Pacheco é apontado como assassino de Everton Fagundes Montagem/RepórterMT Idirley Alves Pacheco…