• Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Município impulsionado pela pecuária, Tartarugalzinho recebe primeira agência de instituição de crédito

Município impulsionado pela pecuária, Tartarugalzinho recebe primeira agência de instituição de crédito

Município de pouco mais de 12 mil habitantes e com a economia impulsionada pela pecuária, Tartarugalzinho, localizado no nordeste do Amapá, terá a partir de segunda-feira (26), a primeira agência de instituição de crédito, a cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA. O prédio comercial mais moderno da cidade foi construído para proporcionar atendimento personalizado aos associados, além das menores taxas de juros do mercado.

Quando o Sicredi decidiu investir na região, foi aberto um ponto de atendimento em março de 2023. Mas, com o potencial da cidade e o crescimento no número de associados, foi iniciado o novo projeto para a construção de uma agência da cooperativa na cidade, para levar os mais de 300 produtos e serviços para a região.

“Foram criadas muitas expectativas, já que seremos a primeira agência da cidade. Tartarugalzinho é uma cidade simples, com pessoas de renda mais baixa, mas que possui um potencial de crescimento enorme. Porém para crescer é necessário ter crédito para se investir, que é onde estamos chegando e oferecendo oportunidades”, explica o gerente da agência, Silvio Francisco de Lima. 

Há mais de 30 anos, quando a cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA foi criada, já havia o objetivo de se chegar mais longe e atender populações que não são valorizadas pelas instituições tradicionais. Além disso, no cooperativismo não existem clientes e sim associados, que são os sócios da cooperativa e têm poder de decisão.

“Segundo Banco Central, as cooperativas de crédito estão presentes em 57% dos municípios brasileiros e levam a inclusão financeira independentemente da quantidade de habitantes. Prova disso é que em 2023 as cooperativas chegaram a quase 100 novas cidades, enquanto os bancos tradicionais fecharam o atendimento em 32 municípios”, argumenta o presidente da cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA, Marco Túlio Duarte Soares.

“Percebemos que em Tartarugalzinho faltavam oportunidades para que as pessoas crescessem, abrissem o próprio negócio e investissem em imóveis. Por ser uma cidade pequena, não era atrativa para as instituições tradicionais. No entanto, a nossa cooperativa enxerga o potencial que pode ser explorado e não apenas o número de moradores. Decidimos investir por acreditar nesta comunidade e que podemos contribuir para o seu desenvolvimento”, enfatiza Marco Túlio.

Sobre a cooperativa

Com cerca de 130 mil associados, a cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA é que tem como área de atuação em 8 municípios de Mato Grosso, 5 no Amapá e um no Pará. Em agosto serão abertas duas novas agências, em Afuá (PA) e Tartarugalzinho, onde já existiam pontos de atendimento e agora serão oferecidos os mais de 300 produtos e serviços do Sicredi.

Diferente de uma instituição financeira tradicional, a cooperativa oferece vantagens como juros mais baixos com maior retorno nos investimentos, serviços personalizados, poder de decisão do associado, inclusão financeira, além de investimentos sociais nas comunidades onde estão instaladas. No Brasil, mais de 17 milhões optaram por esse modelo de acesso ao crédito. 



VEJA MAIS

Globo cansa de Mania de Você e toma atitude com remake de Vale Tudo

A Globo perdeu a paciência com os resultados de Mania de Você. Após dois meses…

Polícia Civil prende um dos suspeitos que estuprou jovem em Cuiabá

A Polícia Civil prendeu um dos autores do estupro de uma mulher, ocorrido na madrugada…

Três pessoas são presas durante ação de combate ao garimpo ilegal em Terras Indígenas no MT

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil, IBAMA e a FUNAI, encerrou,…