A Globo tem tido dificuldades para conseguir segurar a audiência de alguns dos seus programas em horários em que ocorrem transmissões de campeonatos estaduais. É o caso do Baianão, que tem a TVE como detentora dos direitos neste ano.
Neste sábado (15), o canal líder ficou atrás da TV pública em Salvador. Com Barcelona de Ilhéus 0 x 1 Bahia a TVE garantiu uma média de 10,2 pontos contra 9,2 da Globo, segundo dados preliminares, divulgados pelo site Teleguiado.
Na Grande Salvados, cada ponto de audiência equivale a 13.231 domicílios e 31.896 indivíduos. Ou seja, com o jogo do Baianão, o canal público chegou a mais de 130 mil lares.
TV de Lula tem 4 campeonatos
A TV Brasil, emissora vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), do governo Lula, transmite quatro campeonatos estaduais:
- Baiano
- Capixaba
- Paraense
- Cearense
O movimento reforça a estratégia do governo de ampliar o alcance do futebol regional na TV aberta, competindo diretamente com Globo e Record, que dominam os direitos de grandes torneios no país.
Não é a primeira liderança da TV contra a Globo
O RD1 já mostrou que, no dia 1º de fevereiro, a TVE Bahia garantiu a sua melhor audiência do ano com a transmissão exclusiva do clássico Ba-Vi de número 500, pelo Campeonato Baiano.
Na ocasião, a emissora de Salvador registrou 16 pontos de média, com pico de 20 pontos e 48% de participação entre as emissoras abertas.
Na mesma faixa horária da transmissão (16h às 18h) do Campeonato Baiano, enquanto a TVE liderou com folga, a Globo marcou 6 pontos, o SBT 5, a Record 3 e a Band 1 ponto.

Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]