• Home
  • Entretenimento
  • Netflix entra na mira do Governo Lula após cobrança por compartilhamento de senha

Netflix entra na mira do Governo Lula após cobrança por compartilhamento de senha

Lula
Governo Lula toma decisão sobre cobrança da Netfliz (Imagem: Globo – Netflix / Montagem – RD1)

Governo Lula entrou na questão sobre a cobrança adicional pelo compartilhamento de senhas por parte da Netflix. A decisão do Palácio do Planalto foi tomada e publicada no Diário Oficial da União.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, optou pelo arquivamento de uma apuração iniciada em 2023.

De acordo com o relatório, a plataforma de streaming norte-americana não violou os termos de uso e informou adequadamente os usuários sobre a cobrança extra de R$ 12,90 por cada usuário extra.

O valor cobrado pela Netflix pelo compartilhamento fica inalterado. Mesmo com os avisos, muita gente foi surpreendida pela atitude. Usuários optaram por encerrar o repasse de senhas para familiares próximos.

Netflix tem multa milionária no Brasil

Recentemente, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de Minas Gerais multou a Netflix em R$ 11 milhões, com base em denúncias de cláusulas abusivas no contrato de prestação de serviços.

Em maio de 2023, a rival do Globoplay determinou apenas uma assinatura por residência, sem levar em consideração o plano contratado. O assunto revoltou usuários do país e apenas Minas Gerais se mobilizou.

A primeira audiência foi realizada em 2023. Na ocasião, foi proposto o termo de cláusulas contratuais e termos de privacidade, com a opção de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). A produtora recusou.

Mesmo com a polêmica, a Netfliz não perdeu a liderança no ranking das plataformas de streaming do país, com vantagem estarrecedora para Prime Video, Globoplay e Max (antiga HBO Max).

Paulo CarvalhoPaulo Carvalho

Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].



VEJA MAIS

Nego Di vai deixar a prisão? Justiça surpreende com decisão

Preso há três meses sob acusação de fraude, Nego Di teve seu novo pedido de…

Resumo dos capítulos da novela da Record de 28/10 a 01/11

Na semana entre de 28 de outubro a 1º de novembro de 2024 em Força…

Dois membros de organização criminosa envolvidos em tortura são presos pela Polícia Civil em Alta Floresta

Dois criminosos envolvidos em crime de tortura tiveram mandados de prisão cumpridos pela Polícia Civil,…