O que fede mais: corrupção ou ovo podre?

O que fede mais: corrupção ou ovo podre? No vídeo desta semana, o comentarista Guilherme Oliveira aborda a queda de popularidade do governo Lula e do próprio presidente, mencionando o recorde de reprovação e a comparação com a crise do mensalão em 2005. A falta de transparência nas pesquisas e as críticas ao governo são destacadas, além de mencionar escândalos de corrupção e a gestão ineficaz da economia. Também é criticada a postura de Lula, que faz declarações insensíveis, como suas piadas sobre alimentação, enquanto a população enfrenta dificuldades.

O comentarista acrescenta, também, o posicionamento do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União – AP), que no mesmo evento em que Lula discursou sobre a alimentação peculiar, afirmou que Lula é “um dos maiores líderes políticos do país” e que “seus ministros trabalham pelos que mais precisam e carecem do Estado”.

O que fede mais: corrupção ou ovo podre?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta (13) que alterou a dieta e passou a consumir ovos de pata e de ema em vez dos gerados por galinhas, por serem mais nutritivos. A fala ocorreu durante um discurso para anúncio de políticas do governo em Macapá, no Amapá, ao lado de ministros e políticos do estado.

Lula falava sobre a exploração de petróleo na costa amapaense, que está com o licenciamento pedido pela Petrobras barrado pelo Ibama por mais estudos de impacto ambiental, quando fez a referência à alteração da dieta.

“Eu estou comendo agora ovo de pata, que diz que tem mais sustância. E como eu sou um jovem de 79 anos, eu tenho que comer muito ovo de pata. Ovo de galinha fica pra vocês que são jovens”, disse

Ele emendou afirmando que tem comido também ovos de ema, das 70 aves que cria no Palácio da Alvorada e que “botam ovo do tamanho da cabeça de vocês”, que equivale a 12 ovos de galinha.

Lula também falou da criação de 11 jabutis que mantém na residência oficial, e que também pode vir a experimentar os ovos que botarem.

“E eles botam ovo também, qualquer dia eu vou comer o ovo de jabuti também, porque tudo que é ovo é igual”, pontuou.

Baixa oferta e aumento da demanda faz preço do ovo disparar

De acordo com um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), “a baixa oferta de ovos no mercado interno e o aumento da demanda levaram as cotações dos ovos a atingirem o maior patamar diário da série histórica”.

Segundo o Cepea, “com a oferta reduzida e o bom volume de vendas, os patamares devem permanecer elevados pelo menos até a Quaresma, período em que, tradicionalmente, o consumo da proteína aumenta”.

Em relação à exportação, o Cepea disse que “os embarques brasileiros de ovos (incluindo produtos in natura e processados) voltaram a aumentar em janeiro, alcançando o melhor desempenho desde junho/23”.

“ Ressalta-se, no entanto, que a exportação brasileira de ovos representa menos de 1% da produção total, ou seja, praticamente toda a produção nacional fica no país”, concluiu o Cepea.

Assista ao Em Alta todos os domingos

O programa Em Alta promove uma análise política ácida, sem medo e cheia de boas sacadas, pautada por um tema pertinente da semana. Com comentários de Guilherme Oliveira, o programa vai ao ar todas as terças, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

VEJA MAIS

Casa é destruída por incêndio em Rondonópolis, e Bombeiros evitam tragédia maior; vídeo

Uma residência foi consumida pelo fogo na manhã deste sábado (22), no bairro Vila Verde,…

Projeto digital de segurança contra incêndio dá mais agilidade na emissão de alvarás

O primeiro Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) protocolado de forma totalmente digital…

Globo deixa o futebol de lado e mira recorde de faturamento com transmissão histórica

O futebol virou o grande chamariz de faturamento para a Globo neste início de 2025,…