• Home
  • Destaque
  • Oxfam afirma antes de Davos que fortuna de bilionários cresce cada vez mais rápido

Oxfam afirma antes de Davos que fortuna de bilionários cresce cada vez mais rápido

“Uma nova oligarquia aristocrática, herdeira de bilhões, exerce um poder tentacular sobre nossos sistemas político e econômico”, denunciou a Oxfam em seu relatório anual sobre desigualdades, que novamente destacou o aumento da fortuna dos super-ricos.

“A joia da coroa dessa oligarquia é um presidente bilionário, apoiado e financiado pelo homem mais rico do mundo, Elon Musk, que agora lidera a maior economia global”, criticou Amitabh Behar, diretor executivo da ONG.

Elon Musk, dono da fabricante de automóveis Tesla e da empresa espacial SpaceX, além de proprietário da rede social X, financiou amplamente a campanha de Donald Trump e recebeu a tarefa de reduzir os gastos públicos do governo americano.

O presidente dos EUA em fim de mandato, Joe Biden, lamentou a mistura de interesses financeiros e políticos e alertou para o surgimento de um “complexo tecnológico-industrial”. Ele também expressou o receio de que os EUA caiam nas mãos de uma “oligarquia”.

De acordo com a Oxfam, a fortuna dos bilionários “cresceu 2 trilhões de dólares” no ano passado, um aumento três vezes maior que no ano anterior, alcançando 15 trilhões.

No relatório, a ONG também alertou que “é provável que as políticas defendidas pelo presidente Trump façam disparar a desigualdade”.



VEJA MAIS

Quem é Christopher Macchio, tenor que vai cantar hino dos EUA na posse de Donald Trump

Ele, grupo de disco music Village People e cantora country Carrie Underwoood são atrações musicais…

Flamengo perde para o Nova Iguaçu e segue sem vencer no Carioca

O Flamengo sofreu mais uma derrota no Campeonato Carioca. Jogando com uma equipe alternativa, o…

A democracia mais longeva do mundo: como os EUA passaram por 60 eleições presidenciais sem interrupção

Quando Donald Trump assumir a Presidência dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20), a democracia mais…